quinta-feira , 4 setembro 2025
Lar Cidade Estudantes palestinos são acolhidos pela Irlanda e deixam Gaza
Cidade

Estudantes palestinos são acolhidos pela Irlanda e deixam Gaza

O ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Harris, anunciou nesta quinta-feira (28/8) que 52 estudantes de Gaza chegarão ao país esta semana com bolsas oferecidas por universidades irlandesas. Os alunos chegarão em grupos até domingo.

“Saúdo a chegada desses jovens palestinos à Irlanda e desejo-lhes muito sucesso em seus estudos aqui”, disse Simon Harris.

Um primeiro grupo de 26 estudantes chegaria nesta quinta-feira. Os demais são esperados na sexta e domingo. A Irlanda trabalhou em parceria com as autoridades competentes para garantir que o grupo pudesse viajar com segurança e dentro das normas para Dublin.

“Nossa prioridade será transferir os estudantes para um centro médico para eventuais tratamentos de saúde. Também tentaremos tratar os graves problemas decorrentes da desnutrição”, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Irlanda.

Simon Harris disse que este é um “pequeno gesto que os irlandeses podem fazer para mostrar sua solidariedade e ajudar os jovens na Palestina”.

A Irlanda é uma das vozes mais críticas em relação a Israel desde o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023. Neste período, a Dublin ajudou mais de 200 pessoas a deixar o território palestino e se estabelecer no país.

Em maio de 2024, a Irlanda se uniu à Espanha e à Noruega para reconhecer o “Estado soberano e independente da Palestina”.

Logo depois, o país decidiu estabelecer relações diplomáticas com a Palestina, incluindo a abertura de uma embaixada e a nomeação de um embaixador em Ramallah.

Além destes três países, outras nações europeias já declararam este reconhecimento. A França deve formalizar a sua posição no próximo mês.

O Reino Unido também anunciou nesta quinta-feira a intenção de receber, em breve, cerca de 40 estudantes bolsistas oriundos de Gaza.

Leia mais em RFI, parceira do Metrópoles.

Artigos relacionados

Diretora da CGU diz que INSS soube das fraudes em 2019, mas ignorou

A diretora da Controladoria Geral da União (CGU), Eliane Viegas Mota, afirmou...

Giorgio Armani: relembre quatro momentos marcantes de sua carreira

Giorgio Armani, fundador de uma das grifes mais prestigiadas do universo fashion,...

Saiba quem é a jovem brasileira que sumiu e virou traficante no Japão

A jovem brasileira de 19 anos encontrada presa no Japão após ser...

Líder do PL não aceita anistia sem Bolsonaro articulada por Alcolumbre

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), disse nesta...