A operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta segunda-feira (8/9) que mira a falsificação e exercício ilegal da medicina apreendeu maços de dinheiro escondidos dentro de um saco da bala goma da marca “Fini”. Veja o vídeo do momento:
A operação, batizada de Segunda Dose, investiga suposta falsidade documental e exercício ilegal da medicina no município de Caxias (MA). No total, foram apreendidos cerca de R$ 470 mil, sem que fosse apresentada comprovação lícita da origem, segundo a PF.
PF apreende R$ 470 mil durante operação Segunda Dose no Maranhão
Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, que também resultaram na apreensão de medicamentos destinados ao Fundo Municipal de Saúde, além de aparelhos celulares e computadores, que serão submetidos à perícia técnica.
Uma das investigadas foi alvo de afastamento cautelar das funções públicas e da atividade médica após determinação da Justiça Federal.
As ações foram realizadas simultaneamente em cinco endereços, incluindo a residência da principal investigada, as instalações da Secretaria Municipal de Proteção Social, bem como em unidades de saúde localizadas nos bairros Salobro, Cohab e UPA.
“Diante dos achados, a investigação passou a abranger, além dos crimes inicialmente apurados, os delitos de peculato e lavagem de dinheiro”, afirma a corporação.
As penas somadas pelos crimes investigados podem ultrapassar 30 anos de reclusão.
Como mostrou a coluna, a cidade de Caxias também é o centro de outra investigação da PF, no âmbito da operação Lei do Retorno, que apura fraudes em licitações e milhões de reais desviados de recursos vindos do Fundeb.