sexta-feira , 13 fevereiro 2026
Lar Economia Trump considera alívio em tarifas sobre aço e alumínio, diz jornal
Economia

Trump considera alívio em tarifas sobre aço e alumínio, diz jornal

A equipe do presidente dos EUA, Donald Trump, estaria avaliando uma redução de algumas tarifas sobre produtos de aço e alumínio, de acordo com um artigo do jornal Financial Times desta sexta-feira (13).

Entre junho e setembro do ano passado, a Casa Branca anunciou tarifas de até 50% sobre as importações de aço e alumínio e estendeu esses impostos a uma série de produtos fabricados com esses materiais, incluindo máquinas de lavar e fornos.

Segundo fontes ouvidas na reportagem, funcionários do Departamento de Comércio e do Escritório do Representante Comercial dos EUA estão se preparando para aliviar essas cobranças, sob o argumento de que elas prejudicam os consumidores ao aumentar os preços de alguns produtos, como latas de alimentos e bebidas.

A crescente preocupação dos eleitores com a alta dos preços ao consumidor e do custo de vida v]ao influenciar as eleições de meio de mandato de novembro, o que tem sido analisado pelo governo Trump.

Desde que retornou ao poder em janeiro do ano passado, o republicano adotou uma nova política tarifária para pressionar outros países a negociarem com os EUA, mas reverteu essa medida em diversas ocasiões.

Os dados de inflação divulgados nesta sexta-feira mostram que o índice de preços ao consumidor moderou em janeiro para 2,4% em relação ao ano anterior, três décimos de ponto percentual abaixo de dezembro e ligeiramente abaixo das previsões. Mensalmente, a inflação subiu 0,2% no primeiro mês de 2026, após um aumento de 0,3% em dezembro.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, confirmou em entrevista à CNBC que discutiu uma possível redução das tarifas sobre alumínio e aço com o representante comercial Jamieson Greer, mas ressaltou que nenhuma decisão foi tomada até o momento.

“Se algo for feito, acho que seria algum tipo de esclarecimento sobre alguns produtos, mas essa será uma decisão do presidente”, disse Bessent.

Artigos relacionados

CPMI pede devolução de dados sigilosos do Master após saída de Toffoli

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), pediu nesta...

The Economist cita Brasil como exemplo negativo a países ricos

Uma palavra assombra Washington, Bruxelas e Tóquio: “brasileirização”. O termo, cunhado pela...

Conclusão de Angra 3 custará R$ 24 bi, mesmo valor para abandonar de vez

O governo federal deve decidir até o fim do semestre se conclui...

Setor logístico prevê que fim da jornada 6×1 aumentará preços

A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado...