Na busca por alternativas naturais para disfarçar os fios brancos, o cacau em pó tem conquistado popularidade ao assumir a função de “tonalizante caseiro”. Mas será que o ingrediente usado em receitas de sobremesa pode mesmo substituir tinturas tradicionais?
Leia também
Claudia Meireles
4 tons de cabelo que iluminam o rosto e valorizam a beleza natural
Claudia Meireles
Cabeleireiro das famosas ensina truque para disfarçar cabelo branco
Claudia Meireles
Estudo descobre hormônio capaz de combater rugas e cabelo grisalho
Segundo o tricologista Fernando Amaral, embora o cacau contenha pigmentos marrons que podem dar reflexos temporários nos fios, o efeito está longe de ser comparado ao de um tonalizante profissional.
O cacau em pó é uma solução temporária para esconder os cabelos brancos
“O cacau não penetra na fibra capilar, apenas colore superficialmente. O resultado é passageiro e pode até deixar os fios com aspecto grosseiro. A técnica também pode manchar as roupas e deixar um cheiro marcante”, explica.
Entenda como o cacau em pó pode ajudar a cobrir os cabelos brancos
De acordo com o especialista, a capacidade de cobrir os fios brancos se dá pela presença de polifenóis e flavonoides, compostos naturais do cacau que conferem a tonalidade marrom característica. No entanto, o efeito é apenas estético e de curta duração.
E quando o assunto é o consumo do cacau para driblar o surgimento dos fios descoloridos, Fernando é categórico: ingerir o alimento não ajuda a retardar ou reduzir o aparecimento dos cabelos grisalhos. “Não há nenhuma relação entre o consumo de cacau em pó e a diminuição de fios brancos”, reforça.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Com o tempo, é natural que os cabelos percam a cor
Getty Images2 de 5
A explicação para a mudança está na melanina
Getty Images3 de 5
Os fios brancos podem surgir por conta de estresse
Ekaterina Demidova/Getty Imagens 4 de 5
Tintas caseiras podem ajudar a diminuir os fios brancos
Getty Images5 de 5
Esses ingredientes naturais acabam com os fios brancos
Getty Images
Apesar de parecer uma solução inofensiva, aplicar alimentos diretamente nos fios pode trazer consequências indesejadas, como explica o profissional. “Usar itens que não foram testados dermatologicamente como se fossem cosméticos pode gerar alergias e até prejudicar os folículos pilosos, comprometendo a saúde e o crescimento dos fios”, ressalta.
Existe alternativa natural para os cabelos brancos?
Embora não haja forma de reverter os fios que já perderam melanina, Fernando reforça que é possível adotar estratégias que ajudem a retardar o processo. Entre elas, o uso de óleos essenciais.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Os princípios ativos do óleo de alecrim são bastante potentes quando aplicados no couro cabeludo
HUIZENG HU/Getty Images2 de 3
O óleo de sálvia também pode contribuir para a saúde capilar
Getty Images3 de 3
O especialista chama atenção para o óleo de lavanda como uma estratégia de minimizar o estresse, fator que agrava o surgimento dos cabelos brancos
Iryna Veklich/Getty Images
“O óleo de alecrim e o de sálvia, por exemplo, têm propriedades antioxidantes que podem contribuir para a saúde capilar. Já aqueles como o de cedro e de lavanda, usados na aromaterapia, ajudam na redução do estresse, que também influencia o envelhecimento precoce dos cabelos”, explica.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.