sábado , 6 setembro 2025
Lar Cidade Tarcísio sanciona lei que proíbe animais acorrentados ou amarrados
Cidade

Tarcísio sanciona lei que proíbe animais acorrentados ou amarrados

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou nesta segunda-feira (25/8) o projeto de lei que proíbe o acorrentamento de animais em todo o estado.

O PL, de autoria do deputado Rafael Saraiva (União), prevê que cães e gatos não podem mais ser mantidos acorrentados ou amarrados a postes, muros ou árvores por qualquer mecanismo que restrinja sua liberdade de locomoção ou prejudique seu bem-estar.

Caso seja necessário, a lei publicada em Diário Oficial nesta segunda determina que a contenção do animal deve ser feita com uma corrente do tipo “vaivém” ou similar, de maneira temporária, permitindo um deslocamento mínimo.

Além disso, deve-se garantir que a coleira seja compatível ao tamanho do pet, que haja disponibilidade de água e alimento, que a higiene do local seja mantida e que não haja contato com outros animais agressivos ou portadores de doenças.

“Foram anos vendo animais com feridas no pescoço, condenados à solidão de uma corrente curta. Hoje, como ativista e deputado, sinto que cada um deles foi finalmente ouvido. Esta lei é um marco para a causa animal e uma esperança para todos que dedicam suas vidas a essa luta”, disse Saraiva.

A lei agora sancionada havia sido aprovada em maio na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Em caso de descumprimento, o tutor poderá pagar multa determinada pela Justiça e estará sujeito à perda do animal, além de prisão de 2 a 5 anos.

Artigos relacionados

O Congresso e a anistia

O Congresso anistiará os golpistas? Respostas de 2.010 leitores: Sim – 22,2%...

Se Bolsonaro não pode nem Eduardo, para Trump que venha Tarcísio

No dia em que Donald Trump, aspirante ao Prêmio Nobel da Paz, assinou...

CGU cita inércia do INSS mesmo após avisos sobre riscos em descontos

A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou, em auditoria, que o Instituto Nacional...

Alemanha lança supercomputador e cobra Europa sobre corrida da IA

O chanceler alemão Friedrich Merz pediu na sexta-feira (5/9) que a Europa...