quarta-feira , 10 setembro 2025
Lar Esportes Tabu de 12 anos resiste, mas pode ser quebrado hoje pelo Fluminense no Mundial
Esportes

Tabu de 12 anos resiste, mas pode ser quebrado hoje pelo Fluminense no Mundial

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Palmeiras ameaçou e o Boca Juniors ficou muito perto de conseguir, mas a primeira vitória desde 2012 de um time sul-americano sobre um rival da Europa em Mundiais ainda não se concretizou. Pelo menos não até agora.

Dois times da América do Sul já tiveram a chance de derrubar europeus nos três primeiros dias da Copa do Mundo de clubes. Já é mais do que o número de os confrontos entre representantes destes continentes nas edições anteriores de Mundiais, em formato diferente.

O Palmeiras não saiu do zero com o Porto, mas pressionou e desperdiçou chances de marcar. O empate na estreia deixou um gosto amargo no Alviverde justamente pela possibilidade que teve de sair do duelo com três pontos.

Já o Boca Juniors abriu 2 a 0 e flertou com a vitória sobre o Benfica, só que acabou cedendo o empate mesmo com um jogador a mais. O time xeneize não aproveitou a vantagem e sofreu com gols de dois atletas argentinos, que comandaram a reação do time português em jogo quente e evitaram o fim da escrita.

Nesta terça-feira (17), os sul-americanos têm nova chance de quebrar o tabu, desta vez com o Fluminense. O Tricolor carioca encara o Borussia Dortmund às 13h (de Brasília), no MetLife Stadium.

A última vitória de um sul-americano sobre um europeu foi no Mundial de 2012, quando o Corinthians bateu o Chelsea e se sagrou campeão. Desde então, os gigantes da Europa levaram a melhor em seis duelos, com os times da América do Sul ficando fora de outras cinco decisões.

Flamengo, Botafogo e River Plate também têm adversários da Europa pela frente na fase de grupos. Na próxima rodada, o Fla mede forças com o Chelsea, enquanto o Alvinegro encara o PSG. No jogo final, o River duela contra a Inter de Milão, e o Botafogo tem novo desafio contra europeu, contra o Atlético de Madri.

O novo formato do Mundial permite que sul-americanos e europeus se enfrentem mais vezes. Antes, era apenas um representante da América do Sul por edição, e o embate com o campeão da Europa só ocorria na final. Agora, são seis times sul-americanos e 12 europeus na disputa entre 32 equipes do mundo.

Leia Também: Barcelona acerta com Nico Williams e oferece salário milionário

Artigos relacionados

Casares diz o que deu errado em negócio com Marcos Leonardo

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O presidente do São Paulo Julio Casares...

Fala de Tuma sobre não pagar a Arena gera desconforto no Corinthians

(UOL/FOLHAPRESS) – A sugestão de Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo...

Quem sobe e quem desce na seleção de Ancelotti na última data Fifa

LA PAZ, BOLÍVIA (UOL/FOLHAPRESS) – Carlo Ancelotti queria uma observação ampla para...

Flamengo pede efeito suspensivo para Bruno Henrique em caso de manipulação

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo entrou com recurso no...