segunda-feira , 1 setembro 2025
Lar Economia Supermercado não pode ser obrigado a oferecer sacolinhas, decide STF
Economia

Supermercado não pode ser obrigado a oferecer sacolinhas, decide STF

Em julgamento virtual encerrado em 18 de agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, derrubar uma lei do estado da Paraíba que obrigava supermercados e outros estabelecimentos comerciais a oferecer sacolas para que os clientes levem os itens adquiridos. A lei foi declarada inconstitucional por violar o princípio da livre iniciativa – cada estabelecimento deve ter o direito de escolher se oferece ou não as sacolas, arcando com as vantagens e desvantagens de sua escolha.

A lei agora derrubada pelo Supremo tinha sido aprovada e sancionada em 2012, e foi questionada na corte pela Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abaas). Além de impor aos “supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos comerciais” da Paraíba a oferta gratuita de “embalagens para acondicionamento de produtos comprados em seu comércio”, a norma ainda determinava que o comércio não poderia cobrar os clientes caso as sacolas plásticas comuns fossem substituídas por outras de plástico biodegradável ou por sacolas reutilizáveis.

VEJA TAMBÉM:

  • Convicções da Gazeta: O que é o princípio da proporcionalidade

O relator, Dias Toffoli, afirmou que a lei impunha um “ônus desnecessário” aos estabelecimentos comerciais, interferindo na atividade econômica e violando a livre iniciativa. O ministro considerou que a lei paraibana não equilibrava corretamente o eventual benefício ao consumidor e a liberdade de o proprietário escolher como quer conduzir seus negócios.

Toffoli ainda argumentou que a imposição legal estaria, no fim das contas, encarecendo os produtos vendidos nos estabelecimentos, já que esses custos seriam muito provavelmente repassados ao consumidor, e ainda constituiria um tipo de venda casada: “o fornecimento gratuito de embalagens onera o produto adquirido e representa uma espécie de venda condicionada ao fornecimento de outro produto”, escreveu em seu voto.

Artigos relacionados

Conselheiro de Trump prevê “fim dos EUA” se Suprema Corte derrubar tarifas

Peter Navarro, conselheiro do presidente Donald Trump, afirmou que, se a Suprema...

EUA lançam sua versão da “taxa das blusinhas” e tributam pacotes de baixo valor

Os Estados Unidos eliminaram a partir da última sexta-feira, 29 de agosto,...

BC muda regras para devolução de Pix em caso de golpe

Quem já caiu em golpes que envolvem transferências por Pix sabe como...

disputa chega a investigação dos EUA

Em um novo capítulo do embate entre governo Lula e big techs,...