sexta-feira , 12 setembro 2025
Lar Cidade Subsecretário de Trump sobre condenação de Bolsonaro: “Censura”
Cidade

Subsecretário de Trump sobre condenação de Bolsonaro: “Censura”

O subsecretário de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, afirmou nesta sexta-feira (12/9) que a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) trata-se de “censura e perseguição de Moraes”. Além de Beattie, outros políticos ligados ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também repercutiram o julgamento da trama golpista.

A conta oficial do Gabinete do Subsecretário de Diplomacia Pública no X (antigo Twitter) divulgou uma nota dizendo: “Ontem, quatro dos cinco ministros do Supremo Tribunal Federal votaram pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão. Esta decisão representa um novo marco fatídico no complexo de censura e perseguição do juiz Moraes, violador de direitos humanos sancionado, contra Bolsonaro e seus apoiadores. Levamos esse acontecimento sombrio com a maior seriedade”.

A reação do subsecretário de Trump vem após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para condenar Bolsonaro e seus aliados no julgamento da trama golpista. O ex-presidente foi condenado a 27 anos.

A publicação de Beattie foi endossada pelo bolsonarista Paulo Figueiredo, foragido da Justiça brasileira que vive nos EUA e é considerado “braço direito” do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nas articulações junto ao governo Trump. Em outras situações, Figueiredo já “adiantou” retaliações do norte-americano contra o Brasil.

“Não percam a conta. Já tivemos manifestações duras do Secretário de Estado, do Vice-Secretário e agora do Subsecretário. Todos em tom de aviso do que virá. Isso sem contar o conselheiro político pessoal do presidente e inúmeros membros do Congresso dos EUA”, disse Figueiredo.

Recentemente, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, já havia dito, ao ser questionada sobre se o Brasil poderia ser alvo de novas retaliações norte-americanas após o julgamento de Bolsonaro, que os EUA poderiam usar forças militares para intervir, caso necessário.

Artigos relacionados

Rodrigo Carelli dá dicas e “entrega” participantes de A Fazenda 17

Faltando poucos dias para a estreia da 17ª edição de A Fazenda,...

Embaixada dos EUA no Brasil se manifesta após condenação de Bolsonaro

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou uma nota, nesta sexta-feira...

“Pecuarista rico”: brasileiro ilude holandesa e dá golpe de R$ 300 mil

Um homem de 60 anos, identificado como Nabucodonozor Badona (foto em destaque),...

Rúben Neves se revolta após revista sugerir romance com esposa de Jota

Rúben Neves, futebolista do Al-Hilal e um dos grandes amigos íntimos de...