sábado , 27 dezembro 2025
Lar Política STF determina que AGU inclua no pedido de extradição de Zambelli caso da perseguição armada
Política

STF determina que AGU inclua no pedido de extradição de Zambelli caso da perseguição armada

Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) inclua no pedido de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP) ao governo da Itália o registro do caso que a parlamentar responde sobre perseguição armada.
A deputada foi presa na Itália, na última terça-feira (29), e está detida em um presídio na região de Roma, desde então. Ela passou por audiência de custódia nesta sexta (1º) e permanecerá na unidade prisional italiana enquanto aguarda a decisão sobre o pedido de extradição.
Condenada no STF por invasão aos sistemas do CNJ (relembre mais abaixo), Zambelli é ré no STF por ter, na véspera do segundo turno das eleições de 2022, sacado uma arma e apontado para um homem no meio da rua em São Paulo.
Nunes Marques pede vista e suspende julgamento da deputada Carla Zambelli (PL) por porte ilegal de arma
O caso aconteceu no bairro Jardins, área nobre da capital paulista. O homem era apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), hoje presidente. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou a deputada pelo caso.
➡️O Supremo já tem maioria de votos para condenar a deputada a 5 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.
O julgamento foi suspenso em março por um pedido de vista do ministro Nunes Marques, mas será retomado a partir do dia 15 de agosto.
Pedido de extradição
O pedido de extradição, enviado pela Justiça brasileira ao governo da Itália, leva em conta outra condenação da deputada no Supremo, que é de 10 anos de prisão. A pena é no caso de invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Nesta semana, após a prisão de Zambelli na Itália, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a AGU acompanhe e tome providências para garantir a extradição da deputada.
O Brasil já deu entrada formal no pedido de extradição da deputada para que ela cumpra a pena de prisão em solo brasileiro.
O advogado de Carla Zambelli declarou que vai trabalhar para que ela não seja extraditada.

Artigos relacionados

Lula lamenta morte de Mãe Carmen; “liderou terreiro com muito amor”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, na noite desta sexta...

Prefeito e vereadores de Turilândia são presos por desvio de recursos

O prefeito de Turilândia (MA), Paulo Curió, está preso preventivamente no Complexo...

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, nesta quinta-feira (25), a...

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratamento de hérnia bilateral

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, foi submetido, nesta quinta-feira (25), a...