quarta-feira , 4 fevereiro 2026
Lar Economia Sem citar Brasil, Trump diz que vai baixar tarifas sobre o café
Economia

Sem citar Brasil, Trump diz que vai baixar tarifas sobre o café

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (11) que vai baixar tarifas sobre as importações de café, sem citar especificamente o Brasil ou outros países.

O mandatário republicano falou sobre o assunto em entrevista à Fox News. Num trecho da conversa com a âncora Laura Ingraham, Trump alegou que a alta dos preços nos Estados Unidos estaria restrita a alguns produtos e citou o café e a carne bovina.

“A carne bovina está um pouco cara porque os pecuaristas [americanos] estão indo muito bem. Café, vamos reduzir algumas tarifas. Vamos trazer um pouco de café. Vamos cuidar de tudo isso muito rápido, muito facilmente. É cirúrgico. É lindo de se ver. Mas nossos preços estão muito menores [do que na gestão Joe Biden]”, disse o presidente americano.

O café e a carne bovina estão entre os produtos brasileiros afetados pelo tarifaço de 50% que os EUA aplicam a importações do Brasil desde agosto.

No começo de outubro, numa conversa telefônica ocorrida semanas antes de um encontro na Malásia, Trump disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que os EUA estão “sentindo falta” do café brasileiro.

Segundo informações da imprensa americana, o preço da bebida aumentou até 20% nos Estados Unidos recentemente. Antes da imposição do tarifaço, o Brasil respondia por cerca de 35% das importações americanas de café não torrado.

Artigos relacionados

Indicado de Haddad coordenou proposta do PT para mudar regras do mercado

O economista Guilherme Mello, indicado pelo ministro Fernando Haddad, da Fazenda, para...

Congresso aprova gratificação de até 100% a servidores do Legislativo

A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram nesta terça-feira (3) dois...

Quem é Dario Durigan, o mais provável sucessor de Haddad

Reservado e de formação técnica, o atual secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan,...

CPMI do INSS adia depoimento de Vorcaro

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta...