quarta-feira , 23 julho 2025
Lar Política Reunião do PL era para ser de apoio a Bolsonaro, mas bandeira de Trump roubou a cena: entenda o que aconteceu
Política

Reunião do PL era para ser de apoio a Bolsonaro, mas bandeira de Trump roubou a cena: entenda o que aconteceu


Deputados do PL erguem bandeira em homenagem a Trump com lema ‘Make America Great Again’ em 23 de julho de 2025.
Reprodução/ TV Globo
Deputados apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocaram, nessa terça-feira (22), reuniões de comissões para aprovar moções de apoio ao político.
Após uma decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que suspendeu as reuniões, o grupo protestou e concedeu entrevista à imprensa criticando a medida.
Durante o ato, uma bandeira com o nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com o lema “Make America Great Again” acabou ganhando destaque em meio à manifestação.
Oposição protesta contra proibição de Motta sobre reuniões de comissão durante recesso
Crítica interna
Os deputados Sargento Fahur (PSD-PR) e Delegado Caveira (PL-PA) seguraram a bandeira por alguns segundos, até alguns presentes condenarem a atitude. “Tira essa bandeira daqui”, criticou um deputado.
O gesto causou constrangimento entre aliados e expôs mais uma fissura no PL, partido de Jair Bolsonaro.
O episódio ocorreu em meio à crise causada pelo anúncio de novas tarifas comerciais impostas por Trump ao Brasil, e teve repercussão política imediata.
A previsão é que a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros vendidos no mercado americano entre em vigor em 1º de agosto, isto é, em nove dias — motivo de preocupação do governo brasileiro.
O PL busca uma saída política para a crise do tarifaço do republicano contra o Brasil pois quer evitar desgastes para o candidato da direita em 2026.
Os parlamentares que participaram do ato na Câmara foram criticados, a portas fechadas, por setores mais pragmáticos do partido pois, na visão deles, “tirou foco do motivo do protesto”.
Segundo membros do PL, o objetivo da manifestação foi criticar a decisão de Hugo Motta de suspender as comissões e não defender o tarifaço ou o presidente americano.
O deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), presidente da Comissão de Segurança Pública, inclusive, minimizou o impacto do gesto na ocasião: “Pedimos para retirar porque não é o foco aqui hoje”, afirmou.
Ainda assim, Bilynskyj defendeu Trump ao associar a política externa brasileira à resposta norte-americana: “Tudo que o presidente Trump faz é uma resposta ao trabalho da diplomacia do presidente Lula.”
Outros parlamentares, como Filipe Barros (PL-PR), presidente da Comissão de Relações Exteriores, participaram do protesto sem se associar diretamente ao gesto com a bandeira.
Durante a coletiva, Barros destacou que a oposição pretende acionar organismos internacionais e convocar a militância em defesa de Bolsonaro.
Parlamentares reunidos na Câmara com placa de moção de apoio em homenagem a Bolsonaro.
Paloma Rodrigues/TV Globo
Bolsonaro era esperado
Além da bandeira de apoio à Trump, parlamentares do PL exibiram nesta terça a placa de moção de apoio a Bolsonaro, que acabou ficando em segundo plano diante da bandeira de Trump na avaliação de interlocutores.
O ex-presidente era esperado na ocasião, mas voltou atrás sobre a presença após decisão do ministro Alexandre de Moraes reforçar medidas restritivas envolvendo redes sociais.

Artigos relacionados

Governistas querem CPI para investigar operações suspeitas com dólares no dia do anúncio do tarifaço de Trump

Deputados da base do governo articulam a criação de uma Comissão Parlamentar...

Governadores adotam ações para reduzir efeitos do tarifaço para empresas | Política

Trata-se de mais uma aceno do governador paulista em direção ao empresariado...

Lula sanciona cota de 30% para mulheres em conselhos de estatais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (23) o...

TCU identifica R$ 2,7 bilhões pagos a pessoas mortas de 2016 a 2024; 91% benefícios previdenciários  | Política

🔎O Sirc visa captar, processar, arquivar e disponibilizar dados produzidos pelos cartórios...