domingo , 21 dezembro 2025
Lar Economia Renan Calheiros critica Câmara dos Deputados
Economia

Renan Calheiros critica Câmara dos Deputados

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi indicado nesta terça-feira (7) como relator do Projeto de Lei (PL) que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Na coletiva de imprensa do anúncio, ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), Calheiros fez críticas duras à Câmara dos Deputados.

Ao mesmo tempo em que prometeu uma tramitação rápida, de até 30 dias, Calheiros afirmou que o Senado não vai se “omitir” se precisar fazer alterações e acusou o PL de ter sido um “instrumento de chantagem” contra o governo por parte dos deputados.

VEJA TAMBÉM:

“Este PL serviu como um instrumento de chantagem e pressão sobre o governo e sobre a própria pauta da Câmara”, disse o senador. Calheiros previu a realização de quatro audiências públicas para tratar da matéria e disse que o PL deve tramitar por até 30 dias.

De acordo com ele, o prazo é muito menor do que os sete meses que o PL demorou para ser aprovado na Câmara dos Deputados. O senador disse ainda que o Senado deve tomar todas as providências para que não seja necessária nova votação na Câmara. “Faremos tudo para que o PL não retorne para a Câmara dos Deputados”, afirmou.

Renan viu “chantagem” na Câmara

A avaliação de Renan Calheiros, de que o PL tinha sido instrumentalizado por deputados como forma de chantagem, foi um recado. Deputados chegaram a condicionar a tramitação do PL da isenção do IR ao PL da anistia – mais tarde chamado de dosimetria.

Relator da proposta na Câmara, Paulinho da Força (Solidariedade-SP) defendeu que a Câmara só avançasse na votação do IR depois de resolver o impasse sobre a proposta que perdoava os crimes do 8 de janeiro de 2023.

Ele foi mais tarde desautorizado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

Artigos relacionados

Eustáquio diz ter vencido Moraes após perseguição política

Uma das figuras mais controversas da direita e um dos críticos mais...

Jovens da Geração Y lideram entre os que querem morar fora

Dividida por um conflito geracional, quase metade da população (40%) diz querer...

Lulinha, filho de Lula, é citado diretamente em investigações da PF

O nome de Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha e...

Investimentos de Fundos dispensaram critérios legais

Os investimentos de fundos de previdência pública no Banco Master começaram a...