terça-feira , 16 setembro 2025
Lar Cidade Putin acompanha Zapad 2025 e reforça poderio militar da Rússia
Cidade

Putin acompanha Zapad 2025 e reforça poderio militar da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participou nesta terça-feira (16/9) dos exercícios estratégicos Zapad 2025, realizados no campo de treinamento de Mulino, na região de Nizhny Novgorod. Vestido com uniforme militar, o líder russo inspecionou tropas, armas e equipamentos em uma demonstração de poderio em meio às tensões com o Ocidente.

Conforme o Kremlin, a edição deste ano do Zapad envolve cerca de 100 mil militares e 10 mil sistemas de armamentos, incluindo 333 aeronaves e mais de 240 embarcações, entre navios de superfície e submarinos.

As manobras ocorrem simultaneamente em 41 campos de treinamento da Rússia e da Bielorrússia.

Durante a visita, Putin percorreu exposições de armamentos que reuniram 65 organizações e apresentaram 405 produtos militares, dos quais 125 já são usados no campo de batalha, 194 estão em fase de testes e 86 permanecem como protótipos.

Entre os destaques, estavam veículos de assalto, sistemas de defesa aérea contra drones, radares e armas de pequeno porte de grande calibre. Empresas como Kalashnikov, Technodinamika e Aeroscan participaram da mostra.

O russo aproveitou para agradecer aos representantes do corpo militar-diplomático e aos observadores militares estrangeiros por sua participação no exercício.

“Quero agradecer a todos pela participação. Espero que isso seja útil para vocês do ponto de vista profissional. Do ponto de vista de estabelecer um alto nível de confiança entre nossos países, isso é definitivamente útil. E peço que transmitam meus melhores votos à sua liderança militar e política”, disse Putin.

Confira vídeos da visita de Putin:

 

“Proteção da soberania e da integridade territorial”

O líder do Kremlin afirmou que o objetivo dos exercícios é “praticar todas as medidas necessárias para a firme proteção da soberania e da integridade territorial do Estado da União”, aliança formada por Rússia e Bielorrússia.

O presidente ressaltou ainda que os cenários simulados consideram as experiências adquiridas na guerra contra a Ucrânia.

“O objetivo do exercício é praticar todas as medidas necessárias para a firme proteção da soberania e da integridade territorial do Estado da União contra qualquer agressão”.

Ao todo, 25 delegações estrangeiras acompanharam o evento, sendo que 16 países enviaram representantes oficiais e seis contribuíram com contingentes militares.

Leia também
  • Mundo

    Rússia e Belarus pretendem usar armas nucleares em exercício militar
  • Mundo

    Rússia reage e cobra Polônia por fechar fronteira com Bielorrússia
  • Mundo

    Rússia: tropas estrangeiras na Ucrânia terão “terríveis consequências”

Zapad  2025

O Zapad — palavra que significa “Oeste”, em russo — é o maior exercício conjunto entre Moscou e Minsk. Esta edição é a primeira desde a invasão em larga escala da Ucrânia em 2022 e, segundo autoridades bielorrussas, tem como foco testar a prontidão defensiva do Estado da União em um formato mais reduzido e com atividades em áreas mais internas do território aliado.

Mais cedo, nesta terça-feira, Rússia e Belarus anunciaram que pretendem utilizar armas nucleares, assim como o sistema de míssil hipersônico Oreshnik.

Segundo o Ministério da Defesa de Belarus, a previsão é de que sejam empregadas armas nucleares não estratégicas — que têm menor potência do que as capazes de destruir cidades inteiras — durante a atividade.

O exercício militar entre os dois países ocorre em meio a uma nova onda de tensão na Europa, envolvendo diretamente países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — que recentemente lançou uma noa operação contra os drones russos que invadiram o espaço aéreo da Polônia.

4 imagensRússia se diz pronta para negociar paz na Ucrânia, mas impõe condiçõesFechar modal.1 de 4

Kremlin2 de 4

Divulgação/Kremlin3 de 4

Contributor/Getty Images4 de 4

Rússia se diz pronta para negociar paz na Ucrânia, mas impõe condições

Contributor/Getty Images

Artigos relacionados

Cientistas desvendam assassinato de homem que morreu há 12 mil anos

Ossos de 12 mil anos encontrados na caverna Thung Binh 1, localizada...

Champions League: Martinelli brilha e Arsenal vence fora de casa

O Arsenal estreou com vitória na Champions League. Os Gunners venceram o...

Execução de ex-delegado “indica vingança”, diz procurador-geral

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e...

Motta avisa a líderes que vai pautar a urgência da anistia nesta quarta (17/9)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), avisou a líderes...