sexta-feira , 19 setembro 2025
Lar Política Presidente do União descarta prorrogação de prazo para desembarque do governo e diz que vai ligar para Sabino
Política

Presidente do União descarta prorrogação de prazo para desembarque do governo e diz que vai ligar para Sabino


O presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, afirmou nesta sexta-feira (19) que está a caminho de Brasília para conversar com o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Nesta quinta-feira (18), a Executiva Nacional do partido deu prazo de 24 horas para que todos os filiados deixassem os cargos que ocupam no governo federal.
Rueda ainda descartou a possibilidade de estender o prazo ou até mesmo conceder licença ao ministro — que é deputado licenciado pelo partido e foi indicado para comandar a pasta pela bancada do União Brasil na Câmara.
“Assim que pousar vou ligar para ele. Ainda não falamos”, disse Rueda. “A decisão vale para todos”, prosseguiu.
União Brasil dá 24 horas para filiados deixarem cargos no governo sob pena de punição por infidelidade
Há um mês, o União Brasil formou uma federação com o Progressistas. No início de setembro, a federação já havia determinado que todos os filiados desembarcassem do governo, deixando os cargos.
O movimento foi precipitado após a publicação de denúncias envolvendo o presidente da sigla, Antonio de Rueda. Reportagens do UOL e do site ICL apontaram uma suposta conexão entre ele e o Primeiro Comando da Capital (PCC).
As matérias citam um depoimento do piloto Mauro Mattosinho à Polícia Federal, confirmado pelo g1. O piloto afirmou que a empresa para a qual trabalhava, a Táxi Aéreo Piracicaba, transportou homens suspeitos de lavar dinheiro para a facção criminosa.
Mattosinho disse ainda ter ouvido, dentro da companhia, que Rueda seria dono oculto de aeronaves. O presidente do União Brasil não é formalmente investigado no inquérito da PF.
Em uma rede social, Rueda afirmou que está sendo alvo de “ilações irresponsáveis e sem fundamento” e que há um “pano de fundo político” por trás das denúncias.
Antonio Rueda, presidente do União Brasil, em entrevista para a GloboNews
Reprodução
Reunião com Lula
Ele também disse que está tomando “todas as medidas cabíveis para proteção do nome dele e da reputação do partido que preside contra campanhas difamatórias”.
A expectativa é que Celso Sabino se reúna ainda nesta sexta (19) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nesta quinta, os dois conversaram por telefone, mas segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Sabino não formalizou um pedido de demissão.

Artigos relacionados

Haddad diz que não acompanhará Lula na Assembleia da ONU nos EUA

Haddad e Lula em evento no Planalto em 28 de julho de...

Celso Sabino confirma a Lula que deixará Ministério do Turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comunicou ao presidente Luiz Inácio Lula...

Presidente da CCJ escolhe o senador Alessandro Vieira para relatar a PEC da Blindagem

O presidente da comissão de constituição e justiça do Senado, Otto Alencar...

Delegados da PF alertam sobre riscos da PEC da Blindagem

Os delegados da Polícia Federal (PF) manifestaram preocupação com os riscos que...