Levantar da cama, escovar os dentes e se dirigir para a cozinha com o objetivo de tomar um bom e velho café preto para poder seguir para os compromissos do dia. Entretanto, consumir a bebida antes de um determinado período tende a atrapalhar o funcionamento do organismo, conforme explica a nutricionista Fernanda Esquitino.
De acordo com a especialista em menopausa, saúde hormonal e emagrecimento feminino, é interessante esperar em torno de 60 minutos, ou seja, 1 hora após acordar para tomar café. Ela sustenta que aguardar esse tempo é uma “estratégia” para regular o cortisol.
“Isso acontece porque quando um indivíduo acorda, o corpo passa por um fenômeno chamado ‘pico de cortisol matinal’, também conhecido como Cortisol Awakening Response (CAR)”, ressalta Fernanda.
A nutricionista reitera sobre esse pico natural e fisiológico servir para despertar o cérebro, estimular o metabolismo, aumentar o estado de alerta e modular o sistema imune. Ela complementa sobre a elevação do cortisol acontecer de forma mais intensa nos primeiros 30 a 45 minutos após uma pessoa acordar, e tende a começar a reduzir em seguida.

Segundo a especialista, o consumo de cafeína antes desse horário pode prejudicar a produção natural de cortisol pelo corpo, influenciando no ciclo circadiano, picos de estresse e ansiedade.
Fernanda Esquitino menciona que o ideal é tomar café 60 minutos hora após acordar, quando o pico natural de cortisol passou e o corpo começa a precisar de estímulo para manter o estado de alerta. “Esse intervalo respeita o ritmo circadiano e evita a sobreposição do estímulo externo (cafeína) com o pico hormonal interno”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.