sexta-feira , 19 dezembro 2025
Lar Esportes Por que São Paulo inscreveu Crespo mesmo sem rescisão de Zubeldía no BID
Esportes

Por que São Paulo inscreveu Crespo mesmo sem rescisão de Zubeldía no BID

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O São Paulo conseguiu inscrever Hernán Crespo no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF mesmo antes da rescisão contratual de Luis Zubeldía ser publicada. Segundo fontes da CBF ouvidas pela reportagem, a medida está dentro do que permite o regulamento da entidade.

O RNRTAF exige apenas que o clube “diligencie” a rescisão do técnico anterior. Isso significa que a entrada no sistema deve ser feita, mesmo que a publicação no BID ocorra depois.

A reportagem apurou com pessoas da CBF que o São Paulo deu entrada na rescisão de Zubeldía. Dessa forma, o registro de Crespo foi autorizado e considerado regular pela entidade.

Segundo ouviu a reportagem, o objetivo é não travar negociações de novos treinadores. Obrigar a publicação da rescisão poderia dar poder excessivo ao técnico demitido para dificultar o acordo e travar o clube.

O São Paulo ainda não finalizou o acordo financeiro com Zubeldía. Mesmo assim, pôde formalizar a inscrição do novo treinador sem ferir o regulamento.

O QUE DIZ O REGULAMENTO

O texto do regulamento da CBF prevê a entrada no BID, mas não exige publicação prévia. Eis o trecho completo:

Em caso de desligamento de treinador de futebol registrado pelo clube no SNR, tal clube deve diligenciar a publicação da respectiva rescisão contratual no BID antes de registrar o contrato de trabalho com o treinador de futebol substituto. Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF)

O QUE DIZEM ESPECIALISTAS

João Henrique Chiminazzo, advogado especializado em direito desportivo, aponta brecha na regra. “Em que pese haver disposição no Regulamento, na prática não se verifica a efetividade do texto legal. Não há penalidade específica para o descumprimento dessa cláusula e os clubes seguem contratando os treinadores de forma indiscriminada.”

A mestre em direito desportivo Ana Mizutori alerta para riscos em caso de contestação. “Poderia ser considerado registro irregular, e incorrer no art. 191 do CBJD. Um adversário ou a própria CBF poderiam protestar o registro no BID. As sanções vão desde multa a bloqueio de registro de atletas.”

Leia Também: Rodrygo some no mata-mata e encerra Mundial como última opção no novo Real

Artigos relacionados

Focado na Libertadores, Bahia encara desesperado Fortaleza em clássico na Arena Fonte Nova

O Bahia recebe o Fortaleza nesta quinta-feira em Salvador (BA), em confronto...

Episódio surreal: Barcelona pediu a Lewandowski para não marcar gols

Robert Lewandowski recebeu um pedido inusitado da diretoria do Barcelona na temporada...

Copa tem cabeças de chave definidos com Brasil e chance de grupo da morte

(UOL/FOLHAPRESS) – A Copa do Mundo de 2026 já tem suas 42...

Neymar cita Romário após encerrar jejum de gols: ‘Tem que ter calma de médico em cirurgia’

Depois de encerrar um jejum de 107 dias sem marcar, Neymar celebrou...