quarta-feira , 4 fevereiro 2026
Lar Economia Petrobras manda diesel considerado poluente para COP30
Economia

Petrobras manda diesel considerado poluente para COP30

A Petrobras colaborou com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) mandando um combustível considerado poluente. Segundo a empresa, geradores de eletricidade e ônibus serão abastecidos com diesel S10, com apenas 10% de conteúdo renovável.

Para as entidades ligadas à produção de biocombustível, o produto não pode ser considerado sustentável e é equivalente ao diesel comum. Para o vice-presidente do Grupo Potencial e membro da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), apenas com uma 100% de matriz vegetal pode ser considerado biocombustível.

VEJA TAMBÉM:

“o diesel coprocessado, conforme apontado por especialistas da área, não é considerado um biocombustível. Isso porque apenas 5% do seu processo de produção é originado de óleo vegetal, enquanto os outros 95% vêm de diesel fóssil”, explicou.

A Frente Parlamentar Mista do Biodiesel ficou indignada com a escolha da Petrobras, de mandar um combustível de matriz fóssil para um evento sobre mudanças climáticas. Liderada pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS), a Frente divulgou uma nota condenando a escolha.

“Me impressiona o cinismo da Petrobras em promover, na tentativa de conquistar uma fatia de mercado, um combustível fóssil na COP-30, podendo até envolver o Brasil num caso global de Greenwashing″, declarou o parlamentar à coluna de Roseann Kennedy, no jornal O Estado de S.Paulo.

A Petrobras reconheceu o conteúdo fóssil do diesel S10, mas preferiu destacar o conteúdo renovável do combustível coprocessado. “A iniciativa reforça a importância que a Petrobras dedica aos debates sobre temas de interesse energético e socioambiental”, escreveu em nota a companhia.

O percentual de 10% é maior até do que o padrão da mistura do diesel nas bombas. Responsável por cerca de 25% da produção mundial de biocombustíveis, o país já opera com a mistura B15 (15% de biodiesel no diesel fóssil) em escala nacional, segundo a agência Gov do governo federal.

Procurada, a organização da COP30 ainda não retornou ao contato para comentar. Assim que houver uma posição do evento ela será incluída nesta reportagem.

Artigos relacionados

Comissão do Senado cria grupo para acompanhar desvios do Master e possível CPI

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou a criação, nesta...

o emaranhado que cresceu fora do radar do Estado

O colapso do Banco Master desencadeou uma reação em cadeia que expôs...

Indicado de Haddad coordenou proposta do PT para mudar regras do mercado

O economista Guilherme Mello, indicado pelo ministro Fernando Haddad, da Fazenda, para...

Congresso aprova gratificação de até 100% a servidores do Legislativo

A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram nesta terça-feira (3) dois...