sábado , 6 setembro 2025
Lar Cidade O que é celulite facial, grave infecção revelada por Bruna Biancardi
Cidade

O que é celulite facial, grave infecção revelada por Bruna Biancardi

Bruna Biancardi chamou atenção nas redes sociais ao revelar que sofreu com uma infecção séria após espremer uma espinha. O que parecia ser um problema simples acabou evoluindo para uma condição chamada celulite facial, uma infecção bacteriana que atinge as camadas mais profundas da pele e exige atenção médica imediata.

Leia também
  • Celebridades

    Bruna Biancardi assusta ao mostrar inchaço no rosto e explica motivo
  • Saúde

    Jovem é hospitalizado com sepse grave após espremer espinha no pescoço
  • Vida & Estilo

    Jovem vai parar no hospital após espremer espinhas; entenda os riscos
  • Saúde

    Entenda por que não é uma boa ideia espremer espinhas

“Tudo começou com uma simples espinha que eu quis espremer. Infeccionou muito e virou um celulite facial”, contou a esposa do jogador Neymar Jr., mostrando o rosto inchado e deixando um alerta aos seguidores.

A dermatologista Cristina Salaro explica que, apesar do nome parecido com a celulite comum (aquela de pernas e glúteos), a celulite facial é um problema completamente diferente: “É uma infecção de pele grave. Ocorre quando bactérias, principalmente Staphylococcus aureus ou o Streptococcus penetram na pele por alguma lesão, como o ato de espremer uma espinha”, afirma.

Segundo Cristina, ao manipular acnes com as mãos, a barreira de proteção da pele se rompe, facilitando a entrada desses microrganismos. “No rosto, que é uma área muito vascularizada, a infecção pode espalhar rapidamente”, alerta.

Bruna usou o Instagram para contar ao seguidores o que aconteceu com sua boca ao espremer uma espinha na região

Quais são os riscos da celulite facial?

Entre os sintomas estão dor, vermelhidão, calor e inchaço na região afetada. Mas o problema pode ir além. “A celulite facial pode evoluir para abscessos e até atingir estruturas profundas, como os olhos e o sistema nervoso central“, explica a especialista.

O caso de Bruna ocorreu na região dos lábios, dentro da chamada “zona de perigo facial”, conhecida como “triângulo do perigo” ou “triângulo da morte”, que vai dos cantos da boca até o topo do nariz. Segundo a dermatologista, essa área é especialmente sensível porque possui veias que se comunicam diretamente com o cérebro. “Por isso, qualquer  infecção ali precisa ser tratada com urgência”, reforça.

Tratamento e prevenção

O tratamento da celulite facial, segundo a médica, inclui o uso de antibióticos por via oral ou, em situações mais graves, intravenosos. Compressas mornas e cuidados locais também podem ser indicados, mas Cristina alerta: “Nada substitui a avaliação médica. Nunca trate esse tipo de infecção em casa”.

Pele com acneEsse episódio da Bruna reforça a importância de não espremer espinhas no rosto, especialmente na chamada “zona de perigo facial”, conhecida como “triângulo do perigo” ou “triângulo da morte

Como forma de prevenção, a dermatologista orienta que espinhas nunca devem ser espremidas. “Existem produtos tópicos eficazes, como os adesivos com ácido salicílico, que podem ser usados sem agredir a pele”, orienta. E o mais importante: buscar orientação dermatológica para tratar a acne de forma segura.

Artigos relacionados

“Falha invisível”: erro em consulado invalida passaportes argentinos

Um erro no Registro Nacional de Pessoas (Renaper) levou milhares de passaportes...

Vídeo: criança chora ao entrar em campo com Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo marcou dois gols no jogo de Portugal contra a Armênia...

Thiago Martins comemora cura de infecção pulmonar: “Fungo sumiu”

Thiago Martins, intérprete de Vasco em Vale Tudo, usou as redes sociais...

“Exército deve agir contra cartéis”, diz vice de Trump sobre Venezuela

O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, afirmou neste sábado (6/9) que...