O whey protein é um suplemento alimentar bastante popular entre quem busca ganho de massa muscular ou aumentar a ingestão de proteínas na dieta. Versátil, pode ser consumido batido em leite ou água, ou incrementado em receitas como panquecas, sorvetes caseiros, bolos e doces fit, por exemplo.
o que muita gente não sabe é que alguns ingredientes podem atrapalhar tanto a digestibilidade quanto a qualidade nutricional do whey.
O que não misturar com whey protein?
Para descobrir o que evitar misturar com o whey protein e quais combinações potencializam os efeitos do suplemento, a coluna Claudia Meireles conversou com o nutricionista Guilherme Lopes.
Confira:
- Líquidos quentes, como café ou leite fervendo: o calor excessivo pode desnaturar a proteína, alterando a textura e dificultando a digestão do suplemento alimentar;
- Sucos e frutas cítricas: evite consumir o whey protein com sucos de laranja, limão ou abacaxi. A acidez elevada dessas frutas pode coagular a proteína, formando grumos e deixando o gosto do shake desagradável;
- Fibras em excesso: apesar de apresentarem inúmeros benefícios para o organismo, o consumo excessivo de fibras como chia, linhaça ou psyllium podem causar gases ou constipação. Evite exageros;
- Álcool: o álcool atrapalha a síntese da proteína, o que aumenta a sobrecarga do fígado e prejudica o efeito esperado do suplemento.
Melhores combinações
Por outro lado, o nutricionista revelou uma série de combinações que turbinam a eficiência e os benefícios oferecidos pelo suplemento. “É interessante unir o whey a frutas pouco ácidas, como banana, mamão, manga ou morango, que fornecem fibras, vitaminas e antioxidantes”, recomenda o especialista.

Outra dica é apostar em vegetais, a exemplo de espinafre e couve, para preparar smoothies. Excelentes fontes de fibras, minerais e compostos bioativos, eles aumentam a saciedade sem comprometer a absorção da proteína no organismo.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.