quarta-feira , 17 setembro 2025
Lar Cidade No último dia, Senado aprova MP que amplia tarifa social de energia
Cidade

No último dia, Senado aprova MP que amplia tarifa social de energia

O Senado aprovou, na noite desta quarta-feira (17/9), o texto-base do substitutivo da Medida Provisória 1.300/2025 que amplia a tarifa social na conta de luz. O projeto foi aprovado na Câmara às pressas e sob pressão, já que a medida perderia a validade no final do dia desta quarta.

No Senado, foram 49 votos a favor e 3 contra. A Casa vai deliberar, ainda, sobre quatro destaques apresentados pelo Progressistas (PP) e pelo Partido Liberal (PL). Ambas legendas estão em obstrução.

Pelo texto, famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que consumam até 80 kWh por mês, terão conta de luz gratuita. Trata-se de uma das principais apostas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para alavancar a popularidade.

Texto desidratado para facilitar tramitação

Com o prazo apertado, o texto foi sucessivamente desidratado para facilitar a tramitação. Inicialmente, a MP também propunha mudanças no setor elétrico, como o mercado aberto de energia.

Os trechos sem acordo foram retirados na Comissão de análise, no começo do mês, mas também houveram mudanças na Câmara dos Deputados, como a criação de novas modalidades de tarifas.

O projeto também dá isenção parcial para famílias que tem entre meio e um salário mínimo por pessoa e que consumam até 120 kWh por mês. Ao todo, deverão ser beneficiadas 100 milhões de pessoas, segundo dados do governo.

Artigos relacionados

Fã de Xuxa expõe detalhes após ser alvo de notificação da artista

A coluna Fábia Oliveira conversou com Karyna Fantin, fã de Xuxa Meneghel...

Sobrinho de Dilma: “Voto do Fux foi desrespeito às instituições”

O vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT) criticou em entrevista à...

Após demora em hospital, Moraes altera regras da escolta de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta...

“Grave omissão”, diz MPDFT sobre clínica acusada de cárcere privado

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da...