A petroleira britânica BP, uma das maiores do mundo, anunciou nesta segunda-feira (4/8) que fez, na costa do Brasil, sua maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos.
O feito ocorreu no campo de Bumerangue, localizado na Bacia de Santos (SP), em águas profundas do pré-sal brasileiro, a pouco mais de 400 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.
De acordo com a petrolífera, trata-se da maior descoberta da BP em todas as suas áreas de atuação desde 1999 – quando foi identificado um campo de gás no Mar Cáspio, com cerca de 990 bilhões de metros cúbicos.
O campo de Bumerangue, na Bacia de Santos, se estende por mais de 300 quilômetros quadrados (km²), uma área cerca de cinco vezes maior do que a de Manhattan, em Nova York.
Leia também
Brasil
Lula defende exploração do petróleo brasileiro: “Não vou abrir mão”
Negócios
Petrobras anuncia redução do preço do gás natural para distribuidoras
Brasil
Com Lula, chefe da Petrobras projeta exploração na Margem Equatorial
Negócios
Petrobras anuncia aumento no preço do querosene de aviação
O que diz a BP
“Estamos empolgados em anunciar essa descoberta significativa, a maior realizada pela BP em 25 anos”, celebrou Gordon Birrell, vice-presidente executivo da BP, por meio de um comunicado. “Os resultados da análise no local da perfuração indicam níveis elevados de dióxido de carbono”, completou Birrell.
A petrolífera britânica informou ainda que deve iniciar uma análise em laboratório para estudar o que foi encontrado. A BP possui 100% dos direitos de exploração do campo de Bumerangue, arrematado pela companhia em um leilão, em 2022.
Essa foi a 10ª descoberta da BP apenas neste ano. Em 2025, a empresa já teve achados em Trinidad e Tobago, no Egito, na Líbia, no Golfo do México, além de Namíbia e Angola.
O objetivo da BP é manter uma produção global de 2,3 milhões a 2,5 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia até 2030.
Ações sobem
Após o anúncio da descoberta na Bacia de Santos, as ações da BP negociadas na Bolsa de Valores de Londres operavam em alta no pregão desta segunda-feira.
Por volta das 10 horas (pelo horário de Brasília), os papéis da petroleira avançavam 1,72%, cotados a 405,55 libras esterlinas (cerca de US$ 537,5 ou R$ 2,97 mil).
Resultados do 2º trimestre
O anúncio da descoberta da BP no pré-sal brasileiro acontece um dia antes de a petroleira divulgar seus resultados financeiros referentes ao segundo trimestre de 2025.
A companhia vem sendo acompanhada com atenção pelo mercado, em meio aos rumores acerca de uma possível fusão com a rival Shell, também do Reino Unido.