O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (24), durante agenda no Vale do Jequitinhonha (MG), que o Brasil não permitirá ingerência estrangeira sobre seus recursos naturais. A declaração foi feita em tom de recado, após manifestações recentes de autoridades ligadas ao ex-presidente norte-americano Donald Trump sobre o acesso a minerais estratégicos brasileiros.
“Nós temos todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”, afirmou Lula, aplaudido por apoiadores presentes ao evento de entregas do governo federal.
A fala ocorre após representantes do governo Trump dizerem que estão “tomando providências” contra o que chamaram de ações do ministro Alexandre de Moraes, do STF, em relação à liberdade de expressão e à oposição no Brasil.
No mesmo contexto, parlamentares republicanos vêm defendendo maior presença dos Estados Unidos em áreas de interesse estratégico — o que inclui recursos minerais raros da América do Sul.
Durante o discurso, Lula fez menção direta a Trump, sem citar especificamente os interesses por minerais, mas em tom de resposta:
“Presidente Trump, esse país só tem um jeito de não respeitar as coisas: é se não respeitarem nossa soberania. E nossa soberania é feita por esse povo brasileiro que trabalha, que produz”, disse Lula.
O presidente ressaltou que o Brasil tem 8,5 milhões de km² de território, mais de 16 mil km de fronteiras terrestres e 8,5 mil km de costa marítima, além da maior floresta tropical do planeta e 12% da água doce do mundo.
“Nós temos 215 milhões de pessoas para proteger, todo o nosso petróleo, todo o nosso ouro, e todos os nossos minerais”, disse Lula.
“A única coisa que eu peço ao governo americano é que respeite o povo brasileiro como eu respeito o povo americano”, completou.
O evento em Minas Novas contou com a entrega de obras do governo federal no semiárido mineiro, incluindo moradias populares e infraestrutura hídrica.













