segunda-feira , 10 novembro 2025
Lar Cidade Motta avisa a líderes que vai pautar a urgência da anistia nesta quarta (17/9)
Cidade

Motta avisa a líderes que vai pautar a urgência da anistia nesta quarta (17/9)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), avisou a líderes partidários nesta terça-feira (16/9) que irá pautar a urgência da anistia na sessão deliberativa de quarta-feira (17/9). A declaração foi feita durante a reunião de líderes que se deu na residência oficial nesta manhã.

Como mostrado pelo Metrópoles, tanto o governo quanto a oposição começaram a contar votos “no varejo” para mapear os possíveis placares. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), ecomendou um estudo à equipe legislativa.

Já o governo se movimenta desde a semana passada para retomar o controle e se aproximar dos líderes do chamado centrão. Ante a iminência do projeto chegar à pauta, aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passaram a apostar em derrotar o projeto no voto.

Motta também está estudando o atual cenário. A percepção de interlocutores é que o presidente da Câmara é contra pautar a medida, mas que quer se livrar do assunto para dar andamento à agenda da Casa. O sentimento é compartilhado por outros integrantes do centro.

Do outro lado do Congresso, o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) também acompanha o assunto de perto. O senador amapaense tenta construir um texto alternativo para a anistia, que somente reduza as penas a aqueles condenados pelos ataques à Praça dos Três Poderes e não abra brechas para beneficiar o recém-condenado Jair Bolsonaro (PL), que foi julgado culpado por tentativa de golpe pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Artigos relacionados

Fagner volta a Brasília, lugar onde tudo começou, em 24 de outubro

Raimundo Fagner, dono de uma voz “rascante e inconfundível”, tem uma história...

Terremoto de magnitude 7,6 atinge Filipinas e gera alerta de tsunami

Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu o sul das Filipinas na...

Procuradora que processou Trump é alvo de investigação federal nos EUA

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, foi acusada de fraude bancária...

Vídeo: filho mantinha mãe idosa em condições insalubres há 15 anos

Agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgataram, nesta quinta-feira (9/10),...