quarta-feira , 6 agosto 2025
Lar Cidade Mais um indicado do senador Hélio José, do DF, é demitido por Temer | Distrito Federal
Cidade

Mais um indicado do senador Hélio José, do DF, é demitido por Temer | Distrito Federal

O senador Hélio José (PMDB-DF) teve mais um indicado demitido depois de votar contra o governo Temer na comissão do Senado que analisava a reforma trabalhista, na última terça-feira (20). Na quarta (21), Francisco Nilo Gonsalves Júnior foi exonerado da superintendência da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), e Vicente Ferreira, da diretoria de Planejamento da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).

Nesta quinta (22), Aline Rezende foi demitida da superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) do Distrito Federal. O Palácio do Planalto afirmou que não comentará as exonerações.

De acordo com o jornal “O Globo”, o senador afirma sofrer “ameaças” em razão do voto que deu contra o governo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) no Senado, quando o Planalto foi derrotado por um voto: dez a nove. Ele acusa a gestão Temer de ser um “balcão de negócios”, e diz que já havia comunicado ao presidente sua insatisfação com as reformas econômicas no Congresso.

Nesta quinta-feira, Hélio José criticou o governo na CPI da Previdência, na qual é relator. “Foi uma clara perseguição doente, ridícula, deste governo ridículo, que ao invés de trabalhar pelo Brasil, por nosso povo, fica trabalhando contra o povo e contra os aliados. Não é porque somos da base aliada que iríamos nos submeter a esse balcão de negócio, a essa vergonha”, disse ele.

Hélio José é suplente de senador. Ele assumiu o mandato quando o titular, o governador Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal, deixou o mandato para comandar o governo distrital.

Em agosto de 2016, uma gravação fez o nome de Hélio José se tornar conhecido na política. Um áudio, divulgado na internet, mostrava o senador defendendo a indicação de um ex-assessor para o cargo de superintendente da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) no Distrito Federal. Na gravação, o político diz que nomeia “a melancia que quiser” para o posto e que quem não “estiver com ele” pode “cair fora”.

“Isso aqui é nosso. Isso aqui eu ponho quem eu quiser, a melancia que eu quiser aqui, eu vou colocar”, diz o senador em um trecho da conversa.

Nos trechos divulgados, José comenta a indicação de um ex-assessor de gabinete, Francisco Nilo Gonsalves Júnior, para o cargo de superintendente do órgão distrital.

“Ele [Júnior] tem lado. O lado dele é o senador Hélio José, que é o responsável pela SPU a partir de hoje. A partir de hoje, a SPU é responsabilidade minha, do senador Hélio José, gabinete 19 da [Ala] Teotônio Vilela”, diz o senador, em referência à sala que ocupa no Senado Federal.

Artigos relacionados

Na UTI, Saul Klein pede para receber parte da herança das Casas Bahia

Saul Klein, de 71 anos, um dos herdeiros das Casas Bahia, entrou...

Choperia do DF faz “gato” de luz e deixa de pagar conta de R$ 112 mil

Uma choperia famosa localizada em Ceilândia foi alvo de operação da Polícia...

PF: Câmara Municipal de Eusébio é alvo de ação que investiga corrupção

Nesta quarta-feira (6/8), a Polícia Federal (PF) deflagrou mais uma fase da...

Jade Picon abre o jogo e se pronuncia sobre dificuldade financeira

A influenciadora e atriz Jade Picon reagiu e se explicou após notícias...