Lar Política Lula participa de evento que definirá estratégias para reeleição e posicionamento do PT em 2026
Política

Lula participa de evento que definirá estratégias para reeleição e posicionamento do PT em 2026


Planalto avalia discurso de Lula em rede nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar neste domingo (3) do encerramento de um encontro nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). O evento definirá as estratégias da sigla para os próximos anos.
Reunidos desde a sexta-feira (1º), petistas têm discutido um documento que vai orientar a nova gestão do PT, sob comando de Edinho Silva.
Ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva foi eleito em julho para um mandato de quatro anos à frente do partido. Ele tomará posse no ato deste domingo, ao lado de Lula, que o apoiou na disputa interna da legenda.
O ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, foi coordenador de campanha de Lula à presidência em 2022
Reprodução Facebook
Organização para 2026
Além de Edinho Silva, novos dirigentes também serão empossados. Entre eles, está o ex-ministro José Dirceu. Aliado histórico de Lula, Dirceu retornará à direção nacional do partido depois de anos.
Das discussões no encontro nacional do PT, nascerá o documento que orientará a atuação do partido e que deve destacar os desafios da candidatura de Lula à reeleição. A disputa do próximo ano tem sido avaliada internamente como uma das mais complexas dos últimos anos.
O documento final do evento deste domingo deverá defender a aliança com partidos e cobrar melhorias na comunicação do governo e com evangélicos.
“Além de fazer a mais ampla aliança democrática possível, de partidos e organizações sociais, precisamos constituir um vasto movimento popular, que vá além do campo político e incorpore milhões de pessoas comuns que acreditam na liberdade e na democracia”, diz trecho do documento.
A proposta sinaliza que o PT deve buscar “pessoas que muitas vezes não são de esquerda”. Há também a indicação para que a militância petista mantenha proximidade com católicos e aprofunde o diálogo com evangélicos – segmento da sociedade que tende a escolher políticos de direita.
Há, ainda, uma cobrança de que o partido entre no debate da segurança pública no Brasil. O documento afirma que, apesar dos esforços da atual gestão de Lula, a “verdade é que o problema continua em aberto e parece exigir uma nova abordagem”.
Volta de Dirceu
O evento deste fim de semana também deve confirmar o retorno do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu à direção nacional do PT.
Ao g1, Edinho Silva afirmou que Dirceu ocupará uma das vagas a que a Construindo um Novo Brasil (CNB), ala dominante do partido, tem direito na nova composição do diretório nacional.
Condenado no mensalão e em desdobramentos da Operação Lava Jato, José Dirceu tem voltado aos holofotes da política desde a campanha de Lula em 2022.
Celebrado e tietado nas fileiras petistas, Dirceu tem articulado uma candidatura à Câmara em 2026. Em outubro de 2024, o ex-ministro voltou a ser elegível por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Trump e Gaza
O documento também deve fazer críticas às sanções do governo dos Estados Unidos contra produtos brasileiros e à suposta atuação de membros da família Bolsonaro em favor do tarifaço de Donald Trump.
Nesta semana, o governo americano confirmou a aplicação de uma tarifa de 50% sobre a importação de produtos brasileiros. Além disso, também adotou medidas contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
O texto também deve fazer crítica ao conflito na Faixa de Gaza e condenar o que o partido classifica como um “genocídio”.

Artigos relacionados

Após veto de Lula, Pará pede que TSE determine novas regras para número de deputados na Câmara

Sessão na Câmara dos Deputados Bruno Spada/Câmara dos Deputados O governo do...

71% veem Lula como candidato à reeleição em 2026, aponta Datafolha

Avaliação do governo Lula não mudou, mesmo depois do tarifaço, segundo Datafolha...

TJ do DF nega recurso de Bolsonaro e mantém decisão favorável a Boulos em ação sobre caso Marielle | Distrito Federal

De acordo com a defesa de Bolsonaro, as declarações de Boulos, veiculadas...

É #FAKE que vídeo mostre filha de Barroso sendo escoltada por policiais em aeroporto dos EUA | Fato ou Fake

Brasileiro mentiu ao gravar vídeo em unidade da rede Costco e dizer...