quinta-feira , 18 dezembro 2025
Lar Economia Lula minimiza derrotas no Congresso e diz que conseguiu vencer pautas econômicas
Economia

Lula minimiza derrotas no Congresso e diz que conseguiu vencer pautas econômicas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta (18) que seu governo conseguiu ter 99% das pautas econômicas enviadas ao Congresso aprovadas nestes três anos de gestão de seu terceiro mandato. A comemoração ocorreu, no entanto, minimizando as derrotas sofridas no período entre projetos derrubados e aqueles negociados em acordo por outros criticados pelo Planalto.

O balanço foi feiro durante uma entrevista coletiva no final da manhã em que voltou a destacar que foi eleito com uma base aliada insuficiente tanto na Câmara dos Deputados como no Senado, além de retomar os ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de que assumiu o governo com um país “destruído”.

“Conseguimos aprovar 99% de tudo o que o governo mandou de interesse econômico para o Congresso. Conversando com as casas e os partidos, terminaremos o ano com o [ministro Fernando] Haddad feliz. […] O que vai acontecer é que daqui pra frente, quando alguém ganhar e governar esse país, vai pegar com outro jeito de governança, com uma politica tributária mais equilibrada”, destacou.

VEJA TAMBÉM:

  • Lula confirma que vetará dosimetria e nega acordo com a oposição

Lula, no entanto, não comentou que, na véspera, o Senado aprovou o projeto de lei da dosimetria das penas dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 que o governo era contra, mas que precisou ceder para ter aprovada a proposta que corta incentivos fiscais privados e aumenta a taxação das bets e das fintechs.

Ele ainda ressaltou que todas as projeções econômicas feitas desde que venceu a eleição de 2022 “não deram certo” e que, mesmo com um Congresso anterior eleito na esteira da vitória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), conseguiu fazer aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que furou o teto de gastos em vigor na época para “pagar a dívida do governo anterior”.

“As projeções são sempre muito negativistas, sempre nivelando as coisas por baixo.  Montamos um time com a disposição de recuperar o país, porquê esse país foi destruído em todas as áreas. Fizemos tudo sem ficar xingando o governo anterior, ganhamos as eleições para governar o brasil e tínhamos que ter na mente que a arte de governar é cuidar do país e do povo brasileiro”, completou.

Lula ainda defendeu os indicadores econômicos deste terceiro ano de governo, com a menor inflação nos últimos anos, e feitos como a aprovação da reforma tributária, a “justiça tributária”, a realização da COP 30 em Belém, a “amizade” com o presidente Donald Trump em meio ao tarifaço imposto ao Brasil, entre tantos outros.

Artigos relacionados

Lula descarta privatizar Correios e promete entregar estatal “sarada”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartou qualquer possibilidade de...

UE cria regras que prejudicam agro em acordo com Mercosul

Às vésperas da data marcada para assinatura do acordo entre União Europeia...

o risco de shutdown real

O governo federal aposta em manobras contábeis para evitar que a máquina pública pare de funcionar....

PIB brasileiro deve ter menor crescimento em 6 anos em 2026, diz Banco Central

O Banco Central estima que o PIB brasileiro, que é a soma...