sábado , 6 setembro 2025
Lar Política Lula conversa por telefone com presidente da Comissão Europeia e defende parceria 'ainda mais estratégica' diante do tarifaço
Política

Lula conversa por telefone com presidente da Comissão Europeia e defende parceria 'ainda mais estratégica' diante do tarifaço


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta sexta-feira (5) com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Segundo o Palácio do Planalto, os dois líderes conversaram sobre as relações entre o Brasil e o bloco europeu e também trocaram impressões sobre temas da agenda global.
Na ligação, que durou cerca de 20 minutos, o presidente Lula saudou o envio do acordo Mercosul-União Europeia pela Comissão Europeia para aprovação pelo Conselho Europeu.
Em telefonema para Macron, Lula critica tarifaço e fala em avançar no acordo Mercosul e União Europeia
Segundo o Planalto, Lula reforçou a expectativa de que o acordo possa ser assinado no fim deste ano, durante a Cúpula do Mercosul no Brasil.

“O presidente Lula também defendeu que qualquer regulamento sobre salvaguardas que seja adotado internamente pela UE esteja em plena conformidade com o espírito e os termos pactuados no Acordo”, diz a nota do governo brasileiro.
Ainda de acordo com o governo brasileiro, os dois líderes avaliaram que a parceria entre os dois blocos regionais é “ainda mais estratégica diante do momento de incerteza e desestruturação do comércio internacional”.
Segundo o Planalto, o futuro acordo criará um mercado de mais de 700 milhões de pessoas e corresponderá a 26% do PIB global.
Lula e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante o G20 no Rio
Presidência da República via Reuters
Multilateralismo
Durante o telefonema, o presidente Lula e a presidente von der Leyen também reiteraram seu compromisso com o multilateralismo e com uma ordem internacional mais justa e pacífica.
“Em linha com o compromisso do Brasil e da União Europeia com a implementação do Acordo de Paris e com o enfrentamento da grave crise climática que afeta o planeta, os dois líderes reforçaram seu compromisso com metas ambiciosas de descarbonização da economia”, mencionou a nota.
“O presidente Lula reafirmou que a COP30 será a COP da verdade, quando os líderes mundiais poderão refutar o negacionismo e apresentar compromissos concretos de transição para uma economia verde”, prosseguiu o comunicado.
A presidenta von der Leyen, na versão do governo brasileiro, reiterou seu apoio e o da União Europeia à realização da COP30 em Belém.

Artigos relacionados

Gás do Povo: o que é, como vai funcionar e quem terá acesso ao novo programa do governo

Governo federal lança programa que substitui Auxílio Gás O presidente Luiz Inácio...

Enquanto Centrão e PL tentam aprovar anistia na Câmara, no Senado MDB e PSD prometem barrar

Enquanto o Centrão e o PL buscam criar um movimento dentro da...

Anistia ampla, geral e irrestrita: veja a íntegra do projeto defendido por bolsonaristas

Extrema direita oferece ‘projeto golpistinha do futuro’ para anistia Um dos projetos...

STJ demite servidor suspeito de envolvimento em venda de sentenças

Um servidor do Superior Tribunal de Justiça (SJ) foi demitido nesta sexta-feira...