quinta-feira , 30 outubro 2025
Lar Cidade Lula cobra lugar para Brasil e Índia no Conselho de Segurança da ONU
Cidade

Lula cobra lugar para Brasil e Índia no Conselho de Segurança da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou a inclusão de Brasil e Índia como membros fixos do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). A declaração do petista aconteceu nesta terça-feira (8/7), durante visita de Estado do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a Brasília.

“O primeiro-ministro Modi afirmou corretamente, na Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, que é impossível rodar um software do século 21 em velhas máquinas de escrever do século 20. É inaceitável que países do porte da Índia e do Brasil não ocupem assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU”, disse Lula.

A declaração dos chefes do Brics, que ocorreu no último fim de semana no Rio de Janeiro, solicitou tanto a reforma do Conselho de Segurança quanto do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O petista ainda pontuou que os atuais membros fixos do Conselho de Segurança são responsáveis por diferentes guerras que aconteceram no passado recente, como na Ucrânia e na invasão do Iraque.

“Brasil e Índia têm um potencial extraordinário e por isso reivindicamos o direito de participarmos do conselho de segurança da ONU. Não é possível mais a gente ver a ONU enfraquecida, a ONU não sendo levada em consideração, e os membros fixos do conselho, que deveriam primar pela paz, são exatamente aqueles que mais estimulam a guerra. Foi assim na guerra do Iraque, foi assim na invasão da Líbia, foi assim na Ucrânia e está sendo assim em muitos outros países”, salientou o presidente.

O Conselho de Segurança é formado por 15 países membros. Desse total, cinco possuem assentos permanentes. São eles: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

Artigos relacionados

Fagner volta a Brasília, lugar onde tudo começou, em 24 de outubro

Raimundo Fagner, dono de uma voz “rascante e inconfundível”, tem uma história...

Terremoto de magnitude 7,6 atinge Filipinas e gera alerta de tsunami

Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu o sul das Filipinas na...

Procuradora que processou Trump é alvo de investigação federal nos EUA

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, foi acusada de fraude bancária...

Vídeo: filho mantinha mãe idosa em condições insalubres há 15 anos

Agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgataram, nesta quinta-feira (9/10),...