sábado , 20 dezembro 2025
Lar Economia Lula autoriza desapropriação de imóveis rurais para quilombolas
Economia

Lula autoriza desapropriação de imóveis rurais para quilombolas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira (20), 28 decretos referentes à desapropriação de imóveis rurais para fins de reforma agrária em territórios quilombolas. De acordo com o governo federal, as 31 propriedades abrangidas estão distribuídas por 14 estados.

Ao divulgar a medida, Lula destacou a simbologia da data, celebrada como o feriado nacional do Dia da Consciência Negra. “Hoje, dia 20 de novembro, o Brasil reafirma que a igualdade racial é memória, reparação e um projeto de futuro”, declarou em seu perfil na rede social X.

VEJA TAMBÉM:

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que acompanhou a cerimônia, informou que cerca de cinco mil famílias serão beneficiadas. Com a publicação dos decretos, o Incra fica autorizado a realizar vistorias e avaliações para proceder à indenização dos proprietários.

Por estado, a Bahia é o que terá mais áreas (6), seguida por Paraná (4), Ceará (3), Sergipe (3), Goiás (2) e Rio Grande do Sul (2). Os demais estados com um decreto cada são: Alagoas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Nesta semana, durante a COP30, em Belém (PA), o governo também anunciou a assinatura de dez novas portarias para avançar na demarcação de terras indígenas. As medidas foram divulgadas após a invasão do evento e protestos de indígenas que ganharam repercussão internacional. No total, são 285 mil novos hectares.

Artigos relacionados

Agro vai depender do STF para lei de licenciamento ambiental

Depois de uma batalha de 21 anos no Congresso, o agronegócio vai...

Fux libera contas de beneficiários de programas sociais em bets

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, decidiu nesta sexta-feira...

Versão final do orçamento é aprovada com R$ 50 bi para emendas

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou, nesta sexta-feira...

Véspera de Natal é feriado ou ponto facultativo? E de Ano-Novo?

A aproximação das festas de fim de ano costuma gerar dúvidas entre...