quarta-feira , 6 agosto 2025
Lar Política Leite credita à família Bolsonaro a imposição de tarifas de 50% à compra de produtos brasileiros
Política

Leite credita à família Bolsonaro a imposição de tarifas de 50% à compra de produtos brasileiros


Entenda o impacto do tarifaço de Donald Trump para o agro do Brasil
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou nesta quarta-feira (6) que está muito “clara” a responsabilidade da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação à sobretaxa de 50% por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros.
“Está muito clara que a responsabilidade maior da imposição desse sacrifício ao Brasil está na família Bolsonaro”, disse Leite a jornalistas.
Eduardo Leite deu a declaração após reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin (PSB), na sede do ministério, em Brasília.
“Eles próprios avocam essa responsabilidade. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) admite isso”, acrescentou o governador.
Eduardo Leite
Reprodução
Por outro lado, ele apontou que falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com discursos “antiamericanos” também contribuíram para a instauração de um ambiente de “animosidade”.
“Não dá para negar, muitas manifestações feitas pelo presidente Lula colaboraram para criar um ambiente de animosidade, seja discursos antiamericanos, críticas ao dólar, dentre outras manifestações, que não colaboraram para a melhor relação diplomática”, ponderou Leite.
RS é um dos mais afetados
Eduardo Leite levou ao vice-presidente preocupação com alguns setores produtivos do Rio Grande do Sul.
Segundo ele, os impactos do tarifaço no estado vão recair, principalmente, sobre os produtos de metal, na produção de armas e munições, setor coureiro calçadista e produtos de madeiras.
Ao ser perguntado se o vice-presidente apresentou alguma medida para assegurar empregos, ele disse que foi informado, apenas, que um “pacote robusto” está sendo desenhado.
“Ele elencou alguns itens, mas não tenho condições de falar. Próprio governo que vai falar sobre as medidas, mas me parece que medidas que foram tomadas tanto na pandemia como nas enchentes do RS são exemplos de políticas públicas podem ser adotadas em favor das empresas mais afetadas”, informou.
O governador também relatou que o vice-presidente segue em tratativas com representantes do governo americano insistindo por novas exceções ao tarifaço e pela revisão da tarifa.

Artigos relacionados

Lula quer decisão conjunta do Brics sobre tarifas dos Estados Unidos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (6) que...

Com quatro ministérios no governo Lula, União e PP apoiam protesto pró-Bolsonaro

“Diante do legítimo movimento de obstrução feito pela oposição, a Federação União...

Presidente da COP30 ressalta importância da presença no evento global

Diante da alta de preços de hospedagem em Belém, no Pará, o...

Em reunião com Motta, líderes aliados do governo cogitam sessão em plenário alternativo para ter Câmara funcionando

Oposição pernoita na Câmara após prisão de Bolsonaro Líderes de partidos da...