O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu pela participação em uma suposta trama golpista, vai mudar a rotina na área central de Brasília. O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar a denúncia contra o ex-mandatário e outros sete réus, entre os dias 2 e 12 de setembro.
A Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSP-DF) montou um esquema especial de segurança. A partir desta segunda-feira (1º/9), já será instalada a Célula Presencial Integrada de Inteligência na sede da SSP-DF. A estrutura reunirá órgãos de segurança locais e nacionais.
Julgamento datas e horários
2/9 (terça) – das 9h às 12h/ das 14h às 19h.
3/9 (quarta) – das 9h às 12h.
9/9 (terça) – das 9h às 12h/ das 14h às 19h.
10/9 (quarta) – das 9h às 12h.
12/9 (sexta) – das 9h às 12h/ das 14h às 19h.
O monitoramento contará com equipamentos de última geração, incluindo drones com capacidade de imagem térmica, que permitem varreduras diurnas e noturnas, garantindo vigilância contínua do perímetro. Na Praça dos Três Poderes, o policiamento está ampliado, com atenção às vias de acesso (S1 e S2).
O monitoramento poderá incluir abordagens e revista de mochilas em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e obstruções na área. Aproximadamente, 3 mil pessoas solicitaram ao STF acesso presencial ao julgamento. Mas a corte tem apenas 150 acentos.