sexta-feira , 31 outubro 2025
Lar Esportes Italo avança às oitavas após tubarão paralisar etapa de surfe em J-Bay
Esportes

Italo avança às oitavas após tubarão paralisar etapa de surfe em J-Bay

(UOL/FOLHAPRESS) – O sábado foi marcado por tensão e reação rápida na etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul. A repescagem do Circuito Mundial começou com um susto: a presença de um tubarão interrompeu a primeira bateria por cerca de 15 minutos.

Mais tarde, foi a vez de Italo Ferreira entrar em ação -e, apesar das condições difíceis e do clima instável após o alerta, o brasileiro mostrou maturidade para vencer sua bateria e garantir vaga nas oitavas de final.

O que aconteceu

O alarme soou quando os sul-africanos Jordy Smith e Luke Thompson já haviam surfado suas primeiras ondas da repescagem.

Os dois foram resgatados de forma segura pelos jet skis da organização. A bateria só foi retomada após varredura aérea e marítima, seguindo os protocolos adotados pela WSL desde 2015.

Italo nas oitavas

Na terceira bateria da repescagem, Italo Ferreira teve atuação dominante contra o sul-africano Matthew McGillivray. O campeão mundial e olímpico abriu com notas na casa dos cinco pontos e, aos poucos, foi aumentando o ritmo.

Construiu o maior somatório da bateria (13.53), com direito a boas combinações de manobras e um ataque vertical que lhe rendeu 6.93. Matthew ainda reagiu com notas 5.10 e 4.10, mas não conseguiu ameaçar a vitória brasileira.

Filipe também avança

Quem também garantiu vaga nas oitavas foi Filipe Toledo. O tricampeão da etapa sul-africana (2017, 2018 e 2023) venceu sua bateria de estreia, apesar da forte pressão dos adversários nos minutos finais.

Filipe começou dominante, com um tubo e cinco manobras na mesma onda, que valeram 7.17. Barron Mamiya ainda arrancou 8.33 com um tubo profundo, e Alan Cleland chegou a 7.63 com boas manobras. Mas Filipe manteve a liderança até o fim e avançou direto às oitavas.

Luana se despede

Já Luana Silva foi eliminada na repescagem feminina. A única brasileira na etapa teve atuação consistente, mas acabou superada pela norte-americana Caroline Marks.

Luana ficou em nono lugar no evento e agora volta suas atenções para a próxima e última etapa da temporada regular, em Teahupoo, no Taiti.

Na linha de ataque, o nome de Luiz Araújo é visto como a solução mais natural, já que o atleta também tem jogado bem quando acionado

Folhapress | 12:48 – 12/07/2025

Artigos relacionados

CBF cogita auxiliar de André Jardine como novo técnico da seleção sub-20

SÃO PAULO, SP, E RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Auxiliar de...

Coritiba abre 35ª rodada na Série B de olho no acesso e Paysandu pode ser rebaixado à Série C

A reta final da Série B do Campeonato Brasileiro promete entregar muita...

Xabi Alonso coloca ponto final na polêmica com Vinícius Júnior

Xabi Alonso colocou um ponto final na polêmica com Vinícius Júnior nesta...

Com lombalgia, ‘novo João’ deve voltar só em janeiro como cabeça-de-chave na Austrália

(FOLHAPRESS) – As dores nas costas que incomodaram João Fonseca nos últimos...