sexta-feira , 8 agosto 2025
Lar Economia Investidores em Bolsa quase dobram no PR em cinco anos
Economia

Investidores em Bolsa quase dobram no PR em cinco anos

O número de investidores do Paraná em bolsa de valores quase dobrou nos últimos cinco anos, em um movimento que evidencia a descoberta do mercado financeiro. Em janeiro de 2021, o estado contava com aproximadamente 201,6 mil investidores ativos. Em julho de 2025, esse número saltou para mais de 390,2 mil, representando um crescimento de cerca de 92%. O valor investido por esse público supera os R$ 30,76 bilhões, de acordo com levantamento da própria B3.

A tendência não se restringe ao Paraná. Em toda a região Sul, o número de investidores pessoas físicas cresceu 25% entre 2021 e 2025, impulsionado por um maior poder financeiro e pela busca crescente por diversificação. São mais de 1 milhão de investidores na região, com um volume superior a R$ 86 bilhões aplicados na Bolsa.

Com esse cenário de avanço expressivo, a XP Inc. intensificou sua aposta na região. Após um ano de atuação com o Espaço XP no Paraná, a empresa vem consolidando presença com foco no assessoramento personalizado, monitoramento de carteiras e uma agenda contínua de transformação.

Renato Sarreta, sócio e líder regional da XP no Sul, ressalta que a aposta da empresa reflete o enorme potencial da região, a principal área no radar da companhia após o Sudeste. Curitiba é a segunda capital com o melhor ambiente empresarial do país, conforme o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), divulgado pelo Ministério da Economia.

“A existência de um público-alvo altamente qualificado faz da região um laboratório para a atuação da empresa”, diz Sarreta. A loja-conceito aberta no bairro Batel, voltada para o público de alta renda e private, tornou-se um modelo bem-sucedido de relacionamento com o cliente na capital paranaense.

“Temos conseguido estabelecer um vínculo de confiança com um segmento exigente da população.” Sarreta destaca também o potencial de Londrina (PR), onde há maior penetração nos setores automotivo e agropecuário.

VEJA TAMBÉM:

  • Atuação do governo Lula em relação a tarifaço gera críticas do mercado financeiro

Educação financeira é aposta para formar investidores

A regionalização é um dos pilares da XP, que nasceu no Rio Grande do Sul, estado que tem forte cultura de investimentos. A estratégia de longo prazo é alcançar a liderança no mercado de investimentos dentro de uma década.

Além da expansão física, a XP tem testado iniciativas que fomentam a cultura financeira das populações que, para Sarreta, é um dos principais motores de transformação do país. “Acreditamos que o país precisa urgentemente de mais educação financeira”, ressalta.

A empresa, que oferece cursos há 24 anos, implementou o programa XP In Company, que leva palestras de educação financeira às empresas atendidas pelos escritórios, ampliando o acesso de trabalhadores ao conhecimento e à prática de investimentos conscientes.

A atuação foi expandida em Curitiba por ações criativas dos próprios assessores, como a realização de uma palestra sobre educação financeira voltada a crianças, com a participação dos filhos dos clientes. A ideia surgiu a partir do entendimento do perfil familiar da base de investidores local.

VEJA TAMBÉM:

  • Exportações EUA Tarifas Isenções

    Isenções do tarifaço de Trump aprofundam desigualdade entre estados e regiões

IA promete alavancar segmento

Sarreta destaca que o Brasil vive uma nova fase transformadora, só verificada após o Plano Real, que impulsionou a cultura de investimentos graças à estabilidade econômica. A bola da vez é a Inteligência Artificial (IA), que promete acelerar essa transformação.

A empresa, que tem investido em áreas dedicadas ao uso de IA, acredita que a ferramenta será crucial para o futuro dos investimentos com a combinação entre conhecimento e confiança. “O acesso inteligente à informação permite identificar as necessidades dos diversos perfis de investidores”, afirma Sarreta.

“A tecnologia tem nos ajudado a incrementar nossos pilares de foco no cliente, já que o relacionamento é a base de todo negócio”, acrescenta ele.

VEJA TAMBÉM:

  • IA na educação

    Como ferramentas de Inteligência Artificial podem melhorar qualidade da educação brasileira

Artigos relacionados

a aposta do Brasil contra tarifaço dos EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quer usar os minerais críticos nas...

saiba a origem e a expectativa do comércio em 2025

No próximo dia 10 de agosto será celebrado o Dia dos Pais....

Por que o Paraguai força Itaipu a construir mais duas turbinas

A Hive Digital, mineradora canadense de criptomoedas, começou a operar um data...

Senado prestes a legalizar “calote” em credores de precatórios

O Senado está a apenas uma votação de legalizar um “calote” em...