segunda-feira , 8 setembro 2025
Lar Cidade Gilmar Mendes: “Não há ditadura da toga, tampouco ministros tiranos”
Cidade

Gilmar Mendes: “Não há ditadura da toga, tampouco ministros tiranos”

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rebateu neste domingo (7/9) a declaração do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em que ele classifica o magistrado Alexandre de Moraes como “tirano”.

“No Dia da Independência, é oportuno reiterar que a verdadeira liberdade não nasce de ataques às instituições, mas do seu fortalecimento. Não há no Brasil ‘ditadura da toga’, tampouco ministros agindo como tiranos. O STF tem cumprido seu papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito, impedindo retrocessos e preservando as garantias fundamentais”, escreveu o ministro em sua página no X (ex-Twitter).

Na publicação, Gilmar alertou sobre os “perigos do autoritarismo” e falou em um “passado recente” do Brasil: “Milhares de mortos em uma pandemia, vacinas deliberadamente negligenciadas por autoridades, ameaças ao sistema eleitoral e à separação de Poderes, acampamentos diante de quartéis pedindo intervenção militar, tentativa de golpe de Estado com violência e destruição do patrimônio público, além de planos de assassinato contra autoridades da República”.

No caso em que 0 ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é julgado na Suprema Corte por tentativa de golpe de Estado, está inclusa a suposta tentativa de matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e o ministro Moraes.

Na fala de Tarcísio, ele diz que “ninguém aguenta mais a tirania do ministro Moraes”. Em resposta ao aliado de Bolsonaro, Gilmar disse que “o que o Brasil realmente não aguenta mais são as sucessivas tentativas de golpe que, ao longo de sua história, ameaçaram a democracia e a liberdade do povo”.

E seguiu: “É fundamental que se reafirme: crimes contra o Estado Democrático de Direito são insuscetíveis de perdão! Cabe às instituições puni-los com rigor e garantir que jamais se repitam”.

Artigos relacionados

Lula usa X para reforçar discurso sobre soberania após 7 de setembro

Depois de um feriado de 7 de Setembro marcado pelo “Brasil Soberano”,...

PM tenta conter homem agressivo e atinge criança com tiro de raspão

Um policial militar da reserva da Polícia Militar do DF (PMDF) tentou...

Major da PMDF é esfaqueado por militar da FAB após briga no trânsito

O major da reserva da Polícia Militar (PMDF) Renato Moreira Martins foi...

“Sem sanções, Irã aceita controle de programa nuclear”, diz ministro

Em artigo publicado no jornal britânico The Guardian neste domingo (7/9), o...