sábado , 10 janeiro 2026
Lar Economia Galípolo e presidente do TCU se reúnem na segunda
Economia

Galípolo e presidente do TCU se reúnem na segunda

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, se reunirá na próxima segunda-feira (12) com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, em meio à crise do Banco Master. O encontro ocorrerá na sede do BC, em Brasília, às 14h.

A agenda de Galípolo aponta que eles devem tratar de “assuntos institucionais”. A conversa ocorrerá dias após o ministro Jhonatan de Jesus, relator do caso Master no TCU, suspender a inspeção na autarquia monetária.

Também participarão da reunião os diretores do BC Ailton de Aquino (Fiscalização), Gilneu Vivan (Regulação), Izabela Correa (Cidadania e Supervisão de Conduta) e Rogério Lucca (secretário-executivo).

VEJA TAMBÉM:

  • TCU interfere no BC no caso Master e expõe décadas de intervenção em agências

No despacho inicial, o relator considerou que o BC poderia ter se precipitado ao autorizar a liquidação extrajudicial do banco de Daniel Vorcaro. A ordem do ministro gerou fortes críticas do mercado financeiro sobre a atuação do TCU na investigação.

O BC recorreu e apontou que a decisão deveria ter sido colegiada, e não individual. Diante da pressão, Jhonatan de Jesus suspendeu a inspeção no BC nesta quinta-feira (8) até que o caso seja analisado pelo plenário do TCU.

Um dia antes, Vital do Rêgo afirmou à agência de notícias Reuters que apenas o Supremo Tribunal Federal (STF) pode reverter a liquidação do Banco Master.

“O processo de ‘desliquidação’ do Master não cabe ao TCU, cabe ao Supremo Tribunal Federal, porque lá tem um processo aberto”, disse.

A Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, investiga indícios de fraudes que podem chegar a R$ 12 bilhões. O BC determinou a liquidação do Master em 18 de novembro de 2025.

Após a decisão do BC, diretores da autarquia foram alvos de uma série de ataques coordenados nas redes sociais. A PF abriu um inquérito para investigar se influenciadores foram contratados para realizar os ataques.

O nome mais citado nas publicações foi o do ex-diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC Renato Dias Gomes, responsável por vetar a oferta de compra do Master pelo Banco de Brasília (BRB).

Artigos relacionados

Defesa de Vorcaro nega pedido de envio de investigações ao STF

A defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, afirmou neste sábado...

Joesley Batista tentou convencer Maduro a se exilar na Turquia

Antes da intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na...

Auditores do TCU descartam negligência do BC sobre banco Master

Um parecer técnico sigiloso da Audbancos, unidade especializada do Tribunal de Contas...

Brasil é peça-chave na geopolítica europeia

Em um mundo fragmentado por conflitos no Leste Europeu e pela ascensão...