sábado , 6 setembro 2025
Lar Esportes Flamengo quer provar em recurso que ato de Bruno Henrique não foi antiético
Esportes

Flamengo quer provar em recurso que ato de Bruno Henrique não foi antiético

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Apesar de ter se livrado de uma pena que poderia chegar a até dois anos de suspensão do futebol, o Flamengo não se deu por satisfeito com o resultado do julgamento de Bruno Henrique nesta quinta-feira (04), no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que aplicou ao atacante um gancho de 12 partidas e uma multa de R$ 60 mil. O clube irá recorrer no Pleno e já tem o argumento para tal.

NÃO FOI ANTIÉTICO?

O Rubro-Negro irá seguir na mesma linha que convenceu o tribunal a atenuar a pena de seu jogador. Os auditores o absolveram em relação ao artigo 243, que trata de “atuar deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende”. A punição prevista neste caso é de até 720 dias de suspensão.

Advogado do Flamengo no caso, Michel Assef Filho alegou que o clube não se sentiu prejudicado com o cartão amarelo recebido pelo jogador. E que a advertência fazia parte de uma estratégia para que ele fosse suspenso na partida seguinte. O argumento foi acatado pela maioria.

“Não enxergo na conduta do primeiro denunciado a conduta do tipo ‘atuar de forma deliberada contra sua equipe’. Não se mostra cabível a punição”, resumiu o relator do caso, o auditor Alcino Guedes.

Mas a visão dele e dos demais foi diferente em relação ao segundo artigo no qual BH foi denunciado, o 243-A.

“O resultado da partida não é só o placar final, mas tudo o que pode advir ou derivar. Embora receber o cartão amarelo não seja o dolo específico de prejudicar a equipe, pode influenciar no resultado do campeonato. Entendo que a conduta se molda ao artigo 243-A, para influenciar no curso da partida e a consequência que teria na competição. Entendo que houve violação à ética desportiva”, acrescentou o relator.

No entendimento do Flamengo, porém, a absolvição no artigo 243 chancela que Bruno Henrique não tomou uma atitude antiética e que tudo foi dentro das regras do jogo.

O mesmo argumento que foi utilizado para entender pelo afastamento do artigo 243, ou seja, de que isso foi uma opção tática e que era esperado do Bruno Henrique que ele levasse um terceiro cartão amarelo, é o mesmo argumento que deve ser utilizado para entender que não é uma atitude antiética. Se faz parte da regra do jogo, como pode dizer que é atitude ilegal do ponto de vista que chega a condenar um atleta por isso?Michel Assef Filho

JÁ ESTÁ SUSPENSO A PARTIR DE JOGO CONTRA O JUVENTUDE

A pena de 12 jogos já passa a valer a partir da próxima rodada. Com isso, Bruno Henrique será desfalque no duelo contra o Juventude, no próximo dia 14, em Caxias do Sul (RS), pelo Campeonato Brasileiro.

A punição vale somente para jogos organizados pela CBF. Com isso, o atacante está apto a atuar pela Libertadores, onde o Flamengo está nas quartas de final e enfrentará o Estudiantes, da Argentina, nos dias 18 e 25 de setembro.

O Rubro-Negro pode tentar ainda um efeito suspensivo que, caso seja concedido, permitirá ao clube utilizar o atacante enquanto o recurso não for julgado.

Após a sentença desta quinta-feira (04), o Fla utilizou suas redes sociais para demonstrar apoio a Bruno Henrique. Foi postado um vídeo do jogador com a frase: “Sempre com você, BH”.

ENTENDA O CASO

Bruno Henrique foi acusado de ter forçado um cartão amarelo para beneficiar apostadores em 2023, em um jogo contra o Santos, no estádio Mané Garrincha (DF), pelo Campeonato Brasileiro.

Ele participou do julgamento nesta quinta-feira (04) através de vídeo e optou por não prestar depoimento. O atacante deu uma declaração única onde reafirmou ser inocente.

Eu gostaria de afirmar a minha inocência e dizer que confio na Justiça esportiva, jamais cometi as infrações que estou sendo acusado. Meus advogados estão aí e falarão por mim durante a defesa do processo. Faço questão de mostrar o meu respeito e a minha total confiança nesse tribunal, e desejo um excelente julgamento a todos, que tudo transcorra de forma leve e justa. E uma boa tarde a todos, só isso. Obrigado – Bruno Henrique

O ex-goleiro Helton Arruda foi campeão da Copa América de 2007 pela seleção brasileira e levou a Libertadores de 1998 pelo Vasco

Folhapress | 13:15 – 05/09/2025

Artigos relacionados

Andreas Pereira é chamado por Ancelotti para jogo do Brasil na Bolívia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti,...

Estêvão é mais jovem a marcar pela seleção em jogo oficial desde Pelé

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Estêvão deixou o dele na vitória sobre...

Paquetá celebra ‘sensação única’ com retorno à seleção e gol instantâneo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Lucas Paquetá precisou de alguns segundos em...

Anisimova bate Osaka em jogaço e enfrentará Sabalenka na final do US Open

(UOL/FOLHAPRESS) – Menos de dois meses após sofrer uma dura derrota por...