O embaixador e a embaixatriz do reino do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi e Siham Belamine, receberam um grupo seleto de convidados, na última quarta-feira (30/7), para celebrar a Data Nacional marroquina. A ocasião, festejada com um jantar prestigiado na residência oficial, homenageou o 26°aniversário da ascensão do rei Mohammed VI ao trono.
A noite especial contou com a presença do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Herman Benjamin; do secretário de África e Oriente Médio, embaixador Carlos Duarte; do presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil–Marrocos, senador Hiran Gonçalves (PP/RO); do secretário de Relações Internacionais, Paco Britto; do secretário-executivo de Relações Internacionais, Paulo Cesar Chaves; além do corpo diplomático e amigos da embaixada marroquina.
De acordo com o embaixador Nabil Adghoghi, a comemoração da Data Nacional do Marrocos representa uma boa oportunidade para enaltecer a amizade profunda entre o país do norte da África e o Brasil. “A celebração caracteriza as relações Marroco-Brasil desde os primeiros contatos diplomáticos em meados do século XIX”, declarou em discurso, acrescentando que o ano de 2025 vem sendo “o ano de adensamento dessa relação bilateral sob o duplo selo de confiança e de ambição”.
“A visita oficial do ministro Mauro Vieira [Relações Exteriores do Brasil] ao Marrocos, em junho de 2024, abriu, de fato, perspectivas promissoras para nossa parceria”
Embaixador do reino do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi
O anfitrião também enfatizou que o comércio bilateral ultrapassa US$ 3 bilhões por ano. “A missão comercial que a Apex-Brasil e o Itamaraty organizaram em julho, bem como o fórum empresarial LIDE Brazil Morocco, mostraram a vitalidade, o dinamismo e o grande potencial da nossa parceria. Mostraram que, além do seu mercado doméstico, o Marrocos se posiciona hoje em dia como um hub logístico e uma plataforma de agregação industrial e de serviços atrativa”, expôs.
Para um futuro próximo, o embaixador almeja que as duas nações se interessem mais pela economia azul, por meio de iniciativas conjuntas na pesca marítima sustentável, na segurança marítima, na preservação dos litorais e no turismo costeiro, por exemplo, “para que sejamos pioneiros de uma nova articulação geoeconômica no Atlântico Sul”.
“O reino do Marrocos sempre foi e sempre será uma terra de coexistência, onde os seguidores das religiões monoteístas, muçulmanos, judeus e cristãos vivem em paz e harmonia. É um compromisso forte do reino do Marrocos, com muita fé e muita convicção que esse espírito de paz prevalecerá no Oriente Médio”, anunciou Adghoghi.
Secretário de África e Oriente Médio, o embaixador Carlos Duarte, que também proferiu algumas palavras na ocasião, reiterou a relevância dos fortes laços de amizade e cooperação que unem Brasil e Marrocos. “No próximo ano, nossos países celebrarão 120 anos de relações diplomáticas”, destacou.
“O Marrocos é o nosso terceiro maior parceiro na África”, disse. “Esperamos expandir ainda mais nosso comércio bilateral e ampliar a conectividade marítima e aérea entre Brasil e Marrocos”, afirmou.

Tanto o embaixador Nabil Adghoghi quanto o secretário Carlos Duarte mencionaram a retomada pela Royal Air Maroc dos voos diretos entre Casablanca e São Paulo, em 2024, depois de terem sido interrompidos em decorrência da pandemia de Covid-19, em 2020. “Trata-se de importante iniciativa para ampliar o comércio e o turismo entre nossos países. Estamos confiantes de que essa ligação fortalecerá ainda mais nossas relações bilaterais”, opinou Duarte.
O secretário também citou o II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, realizado em maio deste ano em Brasília. “Na ocasião, reunimos 44 países parceiros africanos para discutir temas de interesse comum, sobretudo na área agrícola”, ressaltou.
Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil–Marrocos, o senador Hiran Gonçalves confirmou que as relações bilaterais entre ambas as nações são exemplo de “como a cooperação e o multilateralismo podem render frutos significativos”. “O potencial de cooperação entre Brasil e Marrocos é vastíssimo. E destaco a segurança alimentar, uma área de importância global, onde o Marrocos, com a presença da OCP, maior produtora mundial de fertilizantes fosfatados e líder em nutrição de plantas, desempenha um papel fundamental”, exemplificou.
“De fato, a longa história das nossas relações entre o nosso país e o Marrocos está hoje num momento muito propício. No domínio da política internacional, o Marrocos vem consolidando uma posição de protagonismo que ultrapassa o papel que já desempenha na região norte-africana. Há muito, sua Majestade, o rei Mohammed VI, tem tido um papel de destaque na promoção dos valores da abertura, da tolerância, e da coexistência pacífica entre as religiões e as culturas”, assegurou o senador.

Para o presidente do Grupo Parlamentar, o modelo marroquino é um exemplo de pragmatismo e visão de futuro, demonstrando a capacidade de construir pontes e promover estabilidade. “O reino do Marrocos se posiciona como um elo estratégico entre a Europa, a África e as Américas, consolidando o seu peso econômico e diplomático no cenário internacional. Que essa celebração seja mais um passo na construção de um futuro de ainda mais prosperidade e cooperação entre o nosso país, o Brasil, e o Marrocos”, manifestou.
Veja as fotos da Data Nacional marroquina, pelas lentes de Gustavo Lucena:













































Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.