terça-feira , 16 setembro 2025
Lar Política É #FAKE vídeo de Felca defendendo Lula e criticando brasileiros que apoiam tarifaço de Trump; cena foi manipulada com IA
Política

É #FAKE vídeo de Felca defendendo Lula e criticando brasileiros que apoiam tarifaço de Trump; cena foi manipulada com IA


É #FAKE vídeo de Felca defendendo Lula e criticando brasileiros que apoiam tarifa dos EUA contra o Brasil
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o youtuber e humorista Felca defendendo o presidente Lula (PT) e criticando brasileiros que apoiam a tarifa de 50% dos Estados Unidos ao Brasil. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o post?
Publicado no TikTok, no Facebook, no Threads e no YouTube no início de setembro, ele exibe o trecho de uma entrevista do youtuber e humorista Felipe Bressanim Pereira, o Felca, em uma entrevista. Na parte inferior do quadro, há uma foto do presidente Lula.
Na gravação, que foi adulterada por inteligência artificial (IA), o Felca diz: “O único presidente que já teve coragem de peitar o império, de mandar recado duro para quem sempre humilhou o Brasil, hoje é tratado como inimigo por brasileiros”.
Em outro momento, ele critica os brasileiros que defenderam a taxação de 50% dos EUA aplicada ao Brasil: “Quando o gringo meteu 50% de tarifa no agro, teve gente daqui que bateu palma”.
⚠️ Por que isso é mentira?
O post adulterou com IA trechos de uma entrevista de Felca ao “Conversa com Bial”, exibido pela TV Globo e pelo canal GNT que foi ao ar em 26 de agosto de 2025. Na conversa, Felca não deu as declarações contidas no conteúdo enganoso. O Fato ou Fake analisou a transcrição completa do programa e não encontrou qualquer fala similar à do vídeo mentiroso.
Além disso, o Fato ou Fake submeteu o vídeo à plataforma Hiya, que identifica falas criadas ou manipuladas por IA. Resultado da análise: em uma escala de 0 a 100 de “nível de autenticidade”, o áudio obteve a pontuação de 10 – trata-se, portanto, de um deepfake (técnica que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos).
🎯 Qual o contexto da fake?
Em 6 de agosto, Felca, publicou um vídeo no YouTube denunciando a exploração de crianças e adolescentes por criadores de conteúdo adultos. Ao longo desse período, Felca recebeu uma série de ameaças de morte. “Fiz isso por ver que existem crianças e adultos por aí que foram também a criança que eu fui, sozinha, sem voz”, afirmou ele ao “Conversa com o Bial”
Um dos casos expostos pelo youtuber foi o do influenciador paraibano Hytalo Santos, que mostrava em seu canal, desde 2020, adolescentes que ele chamava de “filhos” e de “turma do Hytalo”, em danças sensuais e situações constrangedoras.
Em poucos dias, o comentário de Felca viralizou e desencadeou uma série de ações judiciais, investigações e medidas políticas, culminando na prisão de Hytalo e do marido, em 15 de agosto.
Em 10 de agosto, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), prometeu pautar projetos de lei sobre proteção de crianças na internet. O assunto, que antes dominava a esfera digital, ganhou outra proporção e se tornou tema de debate político.
Em 15 de agosto, Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, foram presos em uma casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo.
É #FAKE vídeo de Felca defendendo Lula e criticando brasileiros que apoiam tarifa dos EUA contra o Brasil
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica

VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Artigos relacionados

Defesa de 'Careca do INSS' justifica ausência em CPMI: 'Dará prioridade a depoimento perante a PF'

A defesa de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”,...

Bolsonaro pede visita de Valdemar e relator do PL da Anistia

Também nesta segunda, a defesa do ex-presidente comunicou ao ministro Alexandre de...

Moraes determina cumprimento de pena em prisão domiciliar Débora Rodrigues, que pichou estátua com batom

Por maioria, STF condena Débora Rodrigues, que pichou estátua no 8/1, a...

Gilmar Mendes diz ter ‘convicção’ de que proposta de anistia não será votada

“Seria absurdo que em uma pauta de negociação comercial o Brasil exigisse...