sexta-feira , 5 setembro 2025
Lar Política Dino reage à nota com ameaças a ministros: 'Monitorar atuação de magistrado não é função de embaixada'
Política

Dino reage à nota com ameaças a ministros: 'Monitorar atuação de magistrado não é função de embaixada'


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino rebateu nesta sexta-feira (8) a nota da Embaixada dos Estados Unidos com ameaças a ministros do Supremo.
Segundo Dino, a soberania nacional é requisito na diplomacia e não é função de embaixada “monitorar” atuação de magistrado. Dino publicou o texto em suas redes sociais.
“Lembro que, à luz do direito internacional, não se inclui nas atribuições da embaixada de nenhum país estrangeiro ‘avisar’ ou ‘monitorar’ o que um magistrado do Supremo Tribunal Federal, ou de qualquer outro Tribunal brasileiro, deve fazer”, afirmou.
“Respeito à soberania nacional, moderação, bom senso e boa educação são requisitos fundamentais na Diplomacia. Espero que volte a imperar o diálogo e as relações amistosas entre Nações historicamente parceiras nos planos comercial, cultural e institucional. É o melhor para todos”, prosseguiu Dino.
Valdo: Itamaraty chama encarregado da Embaixada dos EUA para esclarecimentos
A nota divulgada nesta quinta pela Embaixada dos EUA ameaçava os aliados do ministro Alexandre de Moraes — que foi sancionado pelo país norte-americano com a Lei Magnitsky há cerca de uma semana.
▶️ A Lei Magnitsky permite que os Estados Unidos punam cidadãos estrangeiros acusados de violações graves de direitos humanos ou corrupção em larga escala.
A nota da embaixada criticava Moraes e afirmava que os aliados do ministro “estão avisados para não apoiar nem facilitar a conduta de Moraes”.
“Estamos monitorando a situação de perto”, acrescentou a embaixada norte-americana”, dizia a nota.
A mensagem causou novo mal-estar entre Brasil e Estados Unidos. O Itamaraty chegou a chamar o encarregado de Negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para uma nova cobrança e pedido de explicações.
Escobar esteve nesta sexta pela manhã no Itamaraty e foi recebido pelo embaixador Flávio Goldman, que ocupa interinamente a Secretaria de Europa e América do Norte.
A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considerou a nota da embaixada uma ameaça descabida e absurda, algo inaceitável, por atacar a soberania nacional ao ameaçar ministros do STF de serem também sancionados.
Por esse motivo, durante a conversa com Escobar, o governo manifestou profunda indignação com o tom e com o conteúdo das postagens.
O ministro Flávio Dino em audiência sobre emendas parlamentares
Reprodução/ TV Globo

Artigos relacionados

Moraes pede dia extra para julgamento sobre núcleo crucial da tentativa de golpe

Moraes no primeiro dia de julgamento de Bolsonaro por golpe de Estado...

'Qualquer tipo de anistia para quem cometeu crimes contra o Estado Democrático de Direito não pode existir', diz Gleisi Hoffmann

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta-feira...

Lula autoriza uso de R$ 12 bilhões para renegociação de dívidas rurais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira (5), uma...

Moraes abre prazo para PGR e defesas do núcleo 2 apresentarem alegações finais

Entre as ações, estariam o uso da estrutura da Polícia Rodoviária Federal...