O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Milton Baptista de Souza Filho, conhecido como Milton Cavalo, quebrou o silêncio durante audiência na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apenas para responder a uma pergunta do deputado Paulo Pimenta (PT-RS).
Milton, que presta depoimento ao colegiado nesta quinta-feira (9/10), foi orientado pela defesa a não responder às perguntas dos parlamentares.
Farsa do INSS
O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
Em determinado momento, Pimenta perguntou se Frei Chico, irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tinha alguma função na entidade presidida por Milton.
“O senhor pode me dizer se o Frei Chico alguma vez teve alguma função administrativa ou financeira dentro do sindicato”, questionou o deputado.
“Contrariando o meu advogado, eu quero dizer que ele nunca teve esse papel administrativo do sindicato, só político… político de representação sindical. Nada mais que isso. E não precisei, de nenhum momento, solicitar a ele que abrisse qualquer porta do governo”, respondeu o presidente do Sindnapi.
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou a jornalistas que o colegiado votará na próxima semana um requerimento de convocação de Frei Chico.













