quarta-feira , 17 setembro 2025
Lar Cidade Denunciado por fraude em processo milionário, advogado Eugênio Kruschewsky é alvo de nova representação na OAB
Cidade

Denunciado por fraude em processo milionário, advogado Eugênio Kruschewsky é alvo de nova representação na OAB

Denunciado por fraude ao apresentar documentos falsos em um processo milionário, o advogado Eugênio Kruschewsky foi alvo de nova representação ético-disciplinar protocolada na Ordem dos Advogados (OAB) da Bahia.

Leia também
  • Dinheiro e Negócios

    Advogados são denunciados por fraude em divórcio de R$ 160 milhões
  • Dinheiro e Negócios

    Ex-CEO da Vamos Parcelar é apontado como responsável técnico por contrato bilionário do Serpro

Desta vez, o documento trata de um áudio (ouça abaixo) em que o advogado comenta sobre o processo de divórcio do empresário Lucas Abud, que está em sigilo, com um jornalista baiano. Ao se despedir, após agradecer pelo conteúdo publicado, o advogado afirma que irá “lhe informar sobre tudo” pessoalmente.

Ouça:

A representação, assinada pelo ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, aponta a conduta inadequada e pede a suspensão preventiva de Eugênio Kruschewsky das atividades profissionais ao longo da investigação sobre a violação do sigilo profissional e “à possível anuência ou facilitação para a exposição indevida de informações processuais sigilosas na mídia”.

O processo foi tema de matéria desta coluna. Mas a reação de Eugênio Kruschewsky ao texto publicado no Metrópoles foi bem diferente. O advogado acionou a Justiça exigindo que a reportagem fosse retirada do ar. O principal argumento foi, justamente, que se tratava de processo que corria sob sigilo.

Ao negar o pedido de remoção do conteúdo do Metrópoles, o juiz Carlos C. R. De Cerqueira Jr., da 6ª Vara Cível e Comercial de Salvador, apontou que tratava-se de “censura”. “Importante destacar que a atividade jornalística não apenas goza de proteção constitucional, como também carrega consigo o dever de informar a coletividade, especialmente quando os fatos noticiados dizem respeito a temas de interesse público”, escreveu o magistrado na decisão.

Na OAB da Bahia, tanto a representação contra Eugênio Kruschewsky que aponta fraudes processuais, quanto a que trata da violação de sigilo profissional, foram acolhidas.

Procurada pelo Metrópoles sobre a nova representação, a assessoria do advogado afirmou que não reconhece a existência do processo e, portanto, não iria se manifestar. “Processos dessa natureza, de todo modo, tramitam sempre sob sigilo”, afirmou.

Quanto ao processo contra o Metrópoles, classificado pela Justiça como tentativa de censura, a manifestação dos advogados voltou a destacar o caráter sigiloso do processo. “Por se tratar de um processo que tramita em segredo de Justiça e, sobretudo, em respeito à própria cliente, a defesa não vai divulgar detalhes, evitando que ela continue sendo vítima, inclusive de exposição pública, em um momento já bastante difícil”, afirma a nota.

Divórcio milionário

Eugênio Kruschewsky foi denunciado, ao lado de outros dois advogados, por inventarem provas e manipularem documentos em um processo judicial que trata do divórcio milionário do empresário Lucas Queiroz Abud. Pelo menos R$ 160 milhões estão em disputa no caso.

Lucas Abud conta, nos autos, que se divorciou de Fabiana Durand Gordilho em 2019, em um processo consensual. Dois anos depois, no entanto, os advogados teriam apresentado provas falsas na tentativa de demonstrar que o acordo foi assinado sob coação e ignorando parte do patrimônio do empresário.

Artigos relacionados

BC dos EUA indica que deve fazer mais 2 cortes de juros em 2025

Além de cortar a taxa básica de juros da economia norte-americana em...

Bolsonaro tem alta de hospital do DF após ser internado às pressas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta do Hospital DF Star, em...

Eduardo tem que se resolver com Bolsonaro sobre Tarcísio, diz Valdemar

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto comentou a intenção de Eduardo Bolsonaro...

Atlas: aprovação de Lula sobe e chega a 50,8%. Desaprovação é de 48,3%

Pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira (17/9) indica uma melhora na aprovação do...