sábado , 6 setembro 2025
Lar Política Decreto que regulamenta lei que permite resposta a tarifaço de Trump deve sair nos próximos dias, diz Alckmin
Política

Decreto que regulamenta lei que permite resposta a tarifaço de Trump deve sair nos próximos dias, diz Alckmin


Lei servirá de base para resposta do governo brasileiro a impostos adicionais sobre exportações brasileiras anunciados pelo presidente norte-americano. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, disse que o decreto que regulamenta a chamada lei da reciprocidade deve ser publicado nos próximos dias.
Lei da Reciprocidade: entenda o texto citado por Lula para responder tarifaço de Trump
Lei da Reciprocidade, que Lula pode usar contra Trump, passou com apoio do agro e resistência do PL; entenda
A Lei da Reciprocidade, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril, prevê contramedidas em casos de retaliações comerciais externas. No Congresso e no governo, o texto foi recebido com apoio unânime à época.
A lei permite que o governo brasileiro adote medidas de retaliação contra países ou blocos econômicos que apliquem barreiras comerciais, legais ou políticas contra o Brasil. O decreto vai determinar de que maneira isso pode ser feito.
Em entrevista coletiva, Alckmin voltou a criticar o anúncio da aplicação de tarifas adicionais sobre produtos brasileiros pelo governo americano.
O vice-presidente, Geraldo Alckmin, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (10), no Palácio do Planalto.
Reprodução/TV Globo
“O que eu queria destacar é que, na realidade, o Brasil não é problema para os Estados Unidos, porque os Estados Unidos têm déficit na balança comercial com muitos países do mundo, mas tem superávit com o Brasil, superávit na balança comercial de bens e de serviços. (…) Então, na minha avaliação, é um grande equívoco, um grande equívoco, o que foi feito e que deverá ser corrigido”, disse o vice-presidente.
Alckmin afirmou ainda que o presidente Lula anunciou a criação de um comitê com empresários para discutir sobre a política comercial com os Estados Unidos.
Tarifas para o Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira (9) uma carta pública ao presidente Lula anunciando uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A nova taxa está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
Tarifa para o Brasil é a maior entre novas taxas de Trump; relembre o passo a passo do ‘tarifaço’
Ao justificar a elevação da tarifa sobre o Brasil, Trump citou Jair Bolsonaro (PL) e disse ser “uma vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal.
Especialistas afirmam que a imposição das tarifas por Trump tem natureza predominantemente política e ideológica.
A medida faz parte de uma estratégia, utilizada na campanha eleitoral de Trump, que busca fortalecer seu discurso de proteção à indústria americana.
Em resposta, Lula afirmou que o Brasil não aceitará ser tutelado por ninguém e que a elevação unilateral de tarifas sobre exportações brasileiras anunciada por Donald Trump será respondida com base na Lei da Reciprocidade Econômica.
Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Lula reage e diz que adotará lei da reciprocidade
Lula declarou ainda que o processo judicial contra os envolvidos na tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 é de competência exclusiva da Justiça brasileira.

Artigos relacionados

Anistia ampla, geral e irrestrita: veja a íntegra do projeto defendido por bolsonaristas

Extrema direita oferece ‘projeto golpistinha do futuro’ para anistia Um dos projetos...

STJ demite servidor suspeito de envolvimento em venda de sentenças

Um servidor do Superior Tribunal de Justiça (SJ) foi demitido nesta sexta-feira...

“Indulto é golpismo de marcha ré”, diz Alckmin em São Paulo

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,...

Arthur Lira integra a base do governo, diz ministra Gleisi Hoffmann

A ministra explicou que, para aprovar projetos, o governo precisou construir uma...