segunda-feira , 22 dezembro 2025
Lar Esportes Cruzeiro tenta manter embalo diante do pressionado Vitória para seguir na briga pelo título
Esportes

Cruzeiro tenta manter embalo diante do pressionado Vitória para seguir na briga pelo título

O Cruzeiro enfrenta o Vitória neste sábado, às 16h, no Mineirão, em duelo que opõe extremos da tabela, para manter o embalo e manter vivo o sonho do título do Campeonato Brasileiro. O time mineiro, terceiro colocado com 57 pontos, segue na disputa pela taça, enquanto os baianos tentam reagir dentro da zona de rebaixamento, com 31 pontos. A partida é válida pela 31ª rodada.

O Cruzeiro atravessa um bom momento. A equipe de Leonardo Jardim soma cinco jogos de invencibilidade e vem de um empate sem gols contra o Palmeiras, no Allianz Parque, resultado valorizado pela atuação segura mesmo com um jogador a menos durante parte do segundo tempo. A solidez defensiva e o equilíbrio tático têm sido marcas do time nas últimas semanas.

Com 62 pontos, o Palmeiras lidera o campeonato, seguido pelo Flamengo, com 61. O Cruzeiro tenta se manter próximo dos dois e ainda sonha com a conquista nacional, algo que não acontece desde 2014. Jogando em casa, o time celeste é favorito, especialmente por sua invencibilidade contra times que ocupam a zona de rebaixamento neste Brasileirão.

O histórico do confronto reforça o favoritismo mineiro. No Mineirão, eles já se enfrentaram 25 vezes, somando partidas de Série A, Série B, Copa do Brasil e até uma seletiva para a Libertadores em 1999. São 21 vitórias do Cruzeiro, três empates e apenas uma do Vitória – registrada há mais de 27 anos, em 30 de agosto de 1998, quando os baianos venceram por 2 a 0 pelo Brasileirão.

Apesar da boa fase, o Cruzeiro chega desfalcado. A zaga titular estará completamente modificada: Villalba e Fabrício Bruno cumprem suspensão, abrindo espaço para mudanças. Jonathan Jesus deve herdar uma das vagas, enquanto Mateo Gamarra pode reaparecer no time após mais de cinco meses fora, o que daria à defesa uma formação inédita na temporada.

Do outro lado, o Vitória vem de derrota para o Corinthians por 1 a 0 e segue entre os quatro últimos colocados. A distância para o primeiro fora da zona, o Santos, é de apenas um ponto, o que aumenta a pressão sobre o time comandado por Jair Ventura.

O técnico enfrenta uma série de desfalques que limita suas opções. São dez baixas confirmadas, entre suspensos e lesionados, o que obriga o treinador a recorrer a jovens e reservas pouco utilizados. Thiago Couto será o titular no gol, e Raúl Cáceres retorna à lateral após suspensão. No meio-campo, Dudu deve aparecer ao lado de Willian Oliveira.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X VITÓRIA

CRUZEIRO – Cássio; William, Gamarra, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Silva, Lucas Romero, Christian e Matheus Pereira; Kaio Jorge e Arroyo. Técnico: Leonardo Jardim.

VITÓRIA – Thiago Couto; Raúl Cáceres, Neris, Camutanga, Zé Marcos e Ramon; Willian Oliveira e Dudu; Erick, Cantalapiedra e Renato Kayzer. Técnico: Jair Ventura.

ÁRBITRO – Jefferson Ferreira de Moraes (GO).

HORÁRIO – 16h.

LOCAL – Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Outro nome falado nos bastidores da CBF é o do atual técnico do Palmeiras sub-20, Lucas Andrade

Folhapress | 22:23 – 31/10/2025

Artigos relacionados

Focado na Libertadores, Bahia encara desesperado Fortaleza em clássico na Arena Fonte Nova

O Bahia recebe o Fortaleza nesta quinta-feira em Salvador (BA), em confronto...

Episódio surreal: Barcelona pediu a Lewandowski para não marcar gols

Robert Lewandowski recebeu um pedido inusitado da diretoria do Barcelona na temporada...

Copa tem cabeças de chave definidos com Brasil e chance de grupo da morte

(UOL/FOLHAPRESS) – A Copa do Mundo de 2026 já tem suas 42...

Neymar cita Romário após encerrar jejum de gols: ‘Tem que ter calma de médico em cirurgia’

Depois de encerrar um jejum de 107 dias sem marcar, Neymar celebrou...