Nessa terça-feira (23/9), o Conmebol fez, mais uma vez, um pedido oficial à Fifa para receber a fase de grupos da Copa do Mundo de 2030. Em um evento liderado por Alejandro Domínguez, em Nova York, o presidente da Confederação demonstrou o desejo diretamente a Gianni Infantino.
A entidade máxima do futebol já autorizou que as partidas da primeira rodada da edição tenham como sede Argentina, Uruguai e Paraguai. Entretanto, a Conmebol deseja que toda a primeira fase seja disputada na América do Sul. O pedido tem como base o centenário da competição, já que a primeira Copa do Mundo foi sediada pelos uruguaios.
“À medida que nos aproximamos da data, reforçamos que isso não pode acontecer como apenas mais um evento, não pode ser apenas mais uma Copa do Mundo”, disse Alejandro Domínguez na reunião.
“Vemos isso como uma oportunidade em 100 anos de poder ter uma fase de grupos que seja disputada na República Oriental do Uruguai, que seja disputada na Argentina e que também seja disputada no Paraguai”, completou.
O torneio de 2030 está marcado para ter Espanha, Portugal e Marrocos como sedes oficiais. No entanto, a Fifa ainda não respondeu ao pedido da Conmebol, ou seja, a possibilidade ainda segue em aberto.