terça-feira , 23 setembro 2025
Lar Esportes Conmebol diz que tirou suspensão de Plata por ‘integridade’ do jogo
Esportes

Conmebol diz que tirou suspensão de Plata por ‘integridade’ do jogo

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A Conmebol, em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (22), confirmou que Plata, atacante do Flamengo, está liberado para o jogo de volta contra o Estudiantes, da Argentina, pelas quartas de final da Libertadores. O jogador foi expulso no duelo no Maracanã, mas a punição foi revista.

A entidade justificou que anulou as consequências do cartão vermelho “com o objetivo de salvaguardar os princípios de justiça esportiva e equidade” e afirmou que a decisão “reflete o compromisso da Conmebol com o Fair Play, a integridade do jogo e o respeito pela essência do futebol”.

Esta decisão reflete o compromisso da Conmebol com o Fair Play, a integridade do jogo e o respeito pela essência do futebol, garantindo que nenhum jogador seja prejudicado por uma sanção manifestamente incorreta trecho da nota da Conmebol

O lance que gerou polêmica aos 36 minutos do segundo tempo, quando Plata tocou na bola e recebeu um chute do adversário, que buscava afastar a bola. O árbitro entendeu que o jogador rubro-negro tinha entrado de sola e aplicou o segundo amarelo, que resultou na expulsão.

VEJA NOTA DA CONMEBOL

“Com relação à expulsão do jogador do Flamengo, Gonzalo Jordy Plata Jiménez, durante o jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2025, a Confederação Sul-Americana de Futebol informa que, após uma revisão exaustiva das imagens da partida, a Comissão de Árbitros concluiu que o segundo cartão amarelo foi resultado de um erro manifesto.

Cabe ressaltar que, de acordo com as Regras do Jogo, o segundo cartão amarelo que resulta em expulsão não é objeto de revisão pelo VAR, motivo pelo qual a sanção em questão não foi revisada durante a partida.

Com o objetivo de salvaguardar os princípios de justiça esportiva e equidade, a CONMEBOL decidiu anular as consequências jurídicas da mesma, pelo que o jogador Plata está habilitado a jogar a próxima partida.

Esta decisão reflete o compromisso da CONMEBOL com o Fair Play, a integridade do jogo e o respeito pela essência do futebol, garantindo que nenhum jogador seja prejudicado por uma sanção manifestamente incorreta”.

O caso de concussão de Robert Renan é o segundo nas últimas duas rodadas do Brasileirão; semana passada, foi o goleiro Brazão, do Santos, contra o Atlético-MG

Folhapress | 16:48 – 22/09/2025

Artigos relacionados

Festa por Bola de Ouro de Dembélé tem fogos na rua e grito de guerra na plateia

PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) – A revista France Football, que organiza a Bola...

Temporada goleadora leva Ousmane Dembélé ao topo do futebol

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Eleito nesta segunda-feira (22) o melhor jogador...

Morre Neneca, ex-goleiro de América-MG e Figueirense, aos 45 anos

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – O ex-goleiro Anderson Soares da Silva,...

Ousmane Dembélé, decisivo em título europeu do PSG, fica com a Bola de Ouro

PARIS, FRANÇ (FOLHAPRESS) – Ousmane Dembélé, atacante francês do Paris Saint-Germain, confirmou...