Também conhecida como babosa, a aloe vera é uma planta medicinal muito aclamada devido aos seus compostos bioativos. O gel extraído de suas folhas é rico em vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e antioxidantes, o que a torna uma excelente aliada à saúde da pele e digestiva.
Apesar dos benefícios oferecidos pela planta, a nutricionista Juliana Andrade faz um alerta: “É fundamental lembrar que a aloe vera também contém substâncias potencialmente tóxicas, como a aloína, presente na parte amarela próxima à casca — e que pode causar efeitos adversos se consumida de forma inadequada”.
Leia também
Claudia Meireles
Alimentos e hábitos considerados “vilões” para quem tem labirintite
Claudia Meireles
Caminhar em inclinação queima 7% mais gordura que correr, diz estudo
Claudia Meireles
Harvard revela a quantidade de magnésio que devemos consumir por dia
Claudia Meireles
Simples teste de sangue pode revelar quanto tempo você terá de vida
Como deve ser feito o consumo de aloe vera?
De acordo com a especialista, a planta medicinal deve ser ingerida exclusivamente por meio de produtos industrializados, devidamente regulamentados e aprovados por órgãos de vigilância sanitária, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Isso garante que o extrato utilizado passou por processos que removem substâncias tóxicas, como a aloína”, justifica.
“Formas comuns incluem sucos prontos, cápsulas ou gel liofilizado — sempre dentro das recomendações de uso do fabricante. Já a preparação caseira é arriscada para a saúde”, adverte.
A aloe vera é uma planta medicinal muito aclamada devido aos seus compostos bioativos
Para quem a aloe vera é indicada?
Juliana Andrade explica que a aloe vera é muito interessante para ser consumida como complemento para quem busca melhorar a saúde digestiva, reduzir inflamações, fortalecer o sistema imunológico e aprimorar processos de cicatrização. “No entanto, seu uso deve ser orientado por um profissional de saúde, especialmente em caso de uso contínuo ou se houver alguma condição clínica preexistente”, pontua.
Por que começar o dia tomando uma dose de aloe vera?
Segundo a nutricionista, consumir aloe vera pela manhã, em jejum, é uma prática comum por quem busca otimizar seus possíveis efeitos digestivos, como o auxílio no trânsito intestinal e na absorção de nutrientes. “Ela deve ser encarada como parte de um estilo de vida saudável — e sempre com orientação adequada”, reitera.
Formas comuns de consumo de aloe vera incluem sucos prontos, cápsulas ou gel liofilizado
Contraindicações
Por outro lado, embora apresente diversos benefícios para a saúde, a ingestão de aloe vera não é indicada para gestantes, lactantes, crianças, pessoas com insuficiência renal ou que utilizam medicamentos de uso contínuo sem orientação médica.
“Além disso, o consumo da planta in natura pode ser tóxico, causando diarreia, cólicas, desidratação e até danos renais e hepáticos”, afirma Juliana. “Por isso, a aloe vera só deve ser consumida em versões industrializadas, seguras e aprovadas pelas autoridades de saúde”, reforça.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.