segunda-feira , 28 julho 2025
Lar Cidade Confira momentos do 1º dia de provas do Metrópoles Endurance
Cidade

Confira momentos do 1º dia de provas do Metrópoles Endurance

A tão aguardada competição do Metrópoles Endurance teve início na manhã de sábado (26/7), no Pontão do Lago Sul. Entre largadas, parciais e chegadas, a Vila do Metrópoles Endurance “pulsou” o clima de adrenalina, animação, expectativa e concentração dos 650 competidores inscritos nas provas de aquathlon, águas abertas e triatlo. Além do torneio, os atletas e o público puderam aprender mais sobre nutrição e esporte nas palestras do professor, nutricionista e ultramaratonista Paulo Mendes e do triatleta Leandro Macedo.

Uma hora antes de o relógio marcar 8h — horário da largada do aquathlon —, os participantes se concentravam na Vila do Metrópoles Endurance para se preparar para a bateria de provas. Na chegada, os atletas, não só do Brasil, mas também de outros países, recebiam o número de inscrição, faziam o check-in e começavam o aquecimento para a primeira prova. A competição começou com a largada masculina. Três minutos depois, as participantes se lançaram no Lago Paranoá.

Competidores chegam ao local para o 1º dia de provas do Metrópoles Endurance
Atletas amadores se preparam para as provas

Vale destacar que o percurso do aquathlon integra uma volta de natação e duas de corrida de 2,5 km. Quem saiu vitorioso da prova foi João Pedro Rabelo, de 17 anos. Apelidado de Mota, o mineiro radicado em Brasília agradeceu por ter o apoio dos pais, Alexandre e Talita, e o cuidado dos preparadores físicos. “Tudo muito organizado. Consegui finalizar bem a prova. Agora é se preparar para a próxima entrada”, destacou o atleta, em entrevista à coluna Claudia Meireles.

O segundo e o terceiro colocados do aquathlon foram Pedro Henrique Vilela e Rafael Santiago Pereira, respectivamente. Ambos de Brasília, os dois são amigos e treinam juntos para o Ironman Full, em Florianópolis (SC). “Temos o triatlo como estilo de vida, é o nosso hobby, lazer e está na rotina”, compartilhou Rafael, que adotou a modalidade há 11 anos. Já Pedro começou faz cinco. Apaixonados por esporte, a dupla também competiu nas provas do Metrópoles Endurance neste domingo (27/7).

Pedro Henrique Vilela, João Pedro Rabelo e Rafael Santiago

Adriana Guimarães, de 42 anos, venceu a categoria feminina do aquathlon no tempo de 41 minutos e 32 segundos. À coluna, ela definiu o evento como “sensacional”: “Por mais torneios assim, como o Metrópoles Endurance”.

Quanto à preparação, a atleta está “nessa constância” há mais de sete anos. “O esporte é alegria! Você não vê ninguém triste nesse lugar. Durante a prova, veio aquela sensação de que fiz tudo certo para estar aqui”, endossou. Solange Maria de Carvalho e Letícia Pereira Campos completaram o pódio.

Solange Maria de Carvalho, Adriana Guimarães e Letícia Pereira Campos

Burndance e águas abertas

No intervalo entre as disputas de aquathlon e águas abertas, o professor e personal trainer Bruno Mendes movimentou a Vila do Metrópoles Endurance com um animadíssimo aulão de burndance. Para o educador físico, a estrutura do evento “impressionou”.

“Fiquei bem satisfeito com o resultado, o prestígio do público, tanto da competição quanto da galera que veio para a aula. Alunas minhas estiveram aqui. Foi uma energia realmente fantástica. Que seja a primeira de muitas edições”, frisou.

Palco principal com aula de dança conduzida pelo professor Bruno Mendes

Às 9h30, houve a largada da prova de águas abertas de 3 km. Novamente, os competidores do sexo masculino saíram na frente. Três minutos depois, foi a vez da trupe feminina de atletas. Os participantes tiveram de dar duas voltas no circuito. Ganhadora da categoria, Duda Nóbrega, de 15, começou a nadar há dois anos e não hesitou em entrar no alto rendimento. Filha de pai e mãe que concluíram o Ironman, a adolescente acumula medalhas. No ano passado, ela foi campeã brasileira no torneio de 5 km de águas abertas.

Campeã do nado livre feminino, Duda Nóbrega, de 15 anos

O relatório geral da disputa de águas abertas de 3 km na categoria feminina teve Mayumi Mendes Kishi, em segundo lugar; e Vicky Dantas Rocha em terceiro.

Com relação à disputa masculina, Miguel Kishi Sautchuk, de 16, conquistou o topo do pódio nessa modalidade, acompanhado de Bruno Santoro Rodrigues e Kenue Santana, nas colocações seguintes. Natural de Brasília (DF), o vencedor passou a treinar como atleta militar há dois anos e espera colecionar mais feitos no esporte. “Espero que tenham outras edições do Metrópoles Endurance. Eu realmente gostei muito”, pontuou.

Miguel Kishi venceu a prova de águas abertas 3 km

Ao longo da segunda pausa, atletas e público presente aprenderam a respeito de respiração. O professor Frederico Castelo Branco — também conhecido como Fred — conduziu a palestra Respire Menos para Performar Mais — na Vida e no Esporte. Durante a aula, o especialista explicou técnicas específicas capazes de ajudar a aumentar a eficiência física, a tolerância ao desconforto e o controle mental em momentos de alta exigência, a exemplo do endurance.

Última prova do primeiro dia de Metrópoles Endurance, a disputa de águas abertas de 1 km começou às 11h30. Quem levou a melhor na modalidade na categoria masculina foi Kenue Teixeira de Sá Santana, de 19 anos. À coluna, ele comentou que a presença de familiares deixou a competição “mais divertida”. Com experiência internacional na carreira, o brasiliense confessou treinar diariamente desde os 7 anos. “Quem treina para o alto rendimento está preparado para isso”, detalhou o atleta, que integra o circuito brasileiro de águas abertas.

O pódio da prova de águas abertas de 1 km teve na segunda e terceira posições Gustavo Lopes Capeli e Gustavo Mendonça Wagner, respectivamente.

Vencedores da prova de águas abertas 1 km: Gustavo Lopes Capeli, Kenue Teixeira de Sá Santana e Gustavo Mendonça Wagner

Quanto à categoria feminina dessa modalidade, a ganhadora Júlia Costa, de 13 anos, iniciou a rotina de treinos em agosto do ano passado e já colhe os frutos da dedicação. Em entrevista, ela recordou que fez a primeira aula de natação aos oito meses de vida. A adolescente ficou em segundo lugar na colocação geral. Sandra Carolina Peters Queiroz e Daniella Resende Braga completaram o pódio.

Vencedoras da prova de águas abertas 1 km: Sandra Carolina Peters Queiroz, Julia Costa e Daniella Resende Braga

Palestras

No turno vespertino, duas palestras movimentaram a Vila do Metrópoles Endurance. Às 15h, o professor, nutricionista e ultramaratonista Paulo Mendes conduziu a palestra Nutrição Esportiva diretamente do palco principal do evento. Em bate-papo com a coluna Claudia Meireles, o especialista enfatizou sobre a “importância de treinar o intestino para absorver mais carboidratos” e dispor de mais energia para fazer provas esportivas. Para quem for disputar competições, ele aconselhou comer uma refeição sólida duas horas antes da disputa por conta da digestão.

Paulo Mendes conduziu a palestra Nutrição Esportiva diretamente do palco principal do evento

Às 17h, o grande nome do triatlo brasileiro Leandro Macedo subiu ao palco para compartilhar a História do Triathlon. Antes da palestra, ele conversou com a coluna e relembrou de momentos da própria história. Medalhista de ouro no circuito mundial de 1981, o atleta nasceu em Porto Alegre (RS) e veio para a capital federal aos 6 anos. Com a infância ativa no meio esportivo, o vencedor de várias competições passou a “abraçar” a modalidade aos 18 anos — e essa forte relação continua desde então.

“Comecei a me envolver com o triatlo em 1985. A Federação de Brasília foi criada no ano seguinte. Até então, não tinha a modalidade no Brasil começou em 1981. Em Brasília, a primeira prova foi em 1984. No caso, sou mais ou menos da segunda geração”, rememorou.

Leandro Macedo subiu ao palco para compartilhar a História do Triathlon

Ao molde de uma vila olímpica, a Vila do Metrópoles Endurance ficou badalada ao longo de todo esse sábado (26/7). Atletas e público puderam conferir as ativações de marcas parceiras e experiências interativas. Quem passou pelo espaço do evento se deixou embalar pelo setlist tocado pelo DJ Nilo Zika. Ele comandou a trilha sonora das atividades esportivas.

Metrópoles Endurance

Realizado em parceria com o Instituto Inbras e Sol Nascente e com apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), o Metrópoles Endurance promove provas de aquathlon (corrida e natação), águas abertas, triatlo sprint e standard (corrida e natação) nesse sábado (26/7) e domingo (27/7). A competição inédita ainda conta com a parceria do Sesc, da Clínica Neoliv, do Atacadão Dia a Dia, da Powerade e do Sistema OCB/DF.

Assista ao vídeo do primeiro dia de provas do Metrópoles Endurance:

Confira quem esteve presente no primeiro dia de competições do Metrópoles Endurance, pelas lentes de Pedro Iff, Nina Quintana e Matt Ferreira:

Romina Biagioli
Luciano Taccone
A triatleta olímpica Djenyfer Arnold
Vinicius Martins, Raimundo Sabino, Paulo Sérgio Rosa e Lucas Oliveira Santos
Caio Cardozo, Júlia Ferreira, Aline Bento e Gyldhenor Clementino
Bruna Villarim, Mel Villarim, João Villarim e Leandro Macedo
Ramon Morais
Diogo Villarinho, Lucas Damaceno e João Teixeira
Nathalia Pereira, Benajmin Pereira e Leandro Soares
Luís Porto
Álvaro Milhomem, Stefany Delcho e Danilo Cunha
Claudia Meireles, Andressa Beluco e Bruno Mendes
Atletas aquecem antes da prova de águas abertas 1 km
Vívian Mendes, Lucas Mendes, Henrique Mendes e Joaquim Filho
Ramon Morais
Lucas Valadão
Mariana Moura
Matheus Ferreira Lacerda
Pedro Henrique Marques Batista
Samuel Nascimento e Matheus Koche
Hugo Miguel
Atletas se preparam para largada da prova de águas abertas 1 km
Saída dos competidores masculinos no aquathlon
Saída das competidoras no aquathlon
Largada da prova de águas abertas 1 km
Público prestigia a prova de águas abertas
Iara Alves
Julia Costa se aproxima da margem para finalizar a prova em primeiro lugar no feminino e segundo lugar geral
Julia Costa
Kenue Teixeira de Sá Santana ficou em primeiro lugar no geral masculino da prova de águas abertas 1 km
Julia Costa ficou em primeiro lugar no geral feminino da prova de águas abertas 1 km
Gustavo Capeli ficou em segundo lugar no geral masculino da prova de águas abertas 1 km
Gustavo Mendonça ficou em terceiro lugar no geral masculino da prova de águas abertas 1 km
Sandra Peters, Sandra Queiroz e Claudio Queiroz
Vencedoras da prova de águas abertas 3 km
Vencedores da prova de águas abertas 3 km
Paulo Mendes
Paulo Maciel e Elder Soares
Benjamin Viana, Rayana Viana e Sofia Viana
Guilherme Dilan
Eucélia Souza
Ribamar Marques
Antônia Souza
Equipe de atletas comemora conquistas
Medalhas e troféus
Carol Carvalho, Leila Santos, Rafael Rodrigo, Caio Corrêa e Rafael Augusto
Fernanda Pimentel e Rafael Soares
Amanda Maia com o cachorrinho Gronk
Luiza Lemes, Glauber Lemes e João Gabriel Freire
Leonardo Mota
Os competidores chegam à segunda parte do aquathlon, corrida com duas voltas
Segunda parte do aquathlon
Atletas fazem a corrida com duas voltas
Primeiro dia de provas no Metrópoles Endurance
Chegada em primeiro lugar do aquathlon masculino: João Pedro Rabelo
João Pedro Rabelo
Medalhas para os competidores
Primeiro lugar do aquathlon masculino: João Pedro Rabelo
Segundo colocado do aquathlon masculino: Pedro Henrique Vilela
Terceiro lugar do aquathlon masculino: Rafael Santiago
Medalha do Metrópoles Endurance
Matheus Veloso e Eduardo Torres, filho e pai competindo
Adriana Guimarães, vencedora do aquathlon feminino
Danilo Cunha completa o Aquathlon
Tereza Oliveira
Lucas Valadão e Leonardo Fernandes
Tais Zeidan, Lívia Monte e Jackeline Guimarães
Gabriel Lopes, Nelson Gomes, Miguel Kishi e Thiago Gomide
Rebeca Bogado, Luís Henrique Bogado e Arthur Dias
Bruno Nóbrega, Duda Nóbrega e Fernanda Nóbrega
Competidores se preparam para a modalidade de nado livre
Saída dos competidores masculinos de nado livre
Saída dos competidores femininos de nado livre
Prêmios e medalhas para os vencedores das modalidades
Palestra Nutrição Esportiva, ministrada por Paulo Mendes
Vinicius Pugsley e Leonardo Schwindt
Professor, nutricionista e ultramaratonista Paulo Mendes
O grande nome do triatlo brasileiro Leandro Macedo também subiu ao palco para compartilhar a História do Triathlon
Aulão de burndance com Bruno Mendes
Juliana Yamamoto
Claudia Meireles, Soraia Debs e Claudia Pohl
Ana Paula Magalhães
Aline Costa e Marco Pousa
Carol Carvalho, Leila Santos e Rafael Augusto
Adriana Guimarães, vencedora do aquathlon feminino
Pedro Henrique Vilela, João Pedro Rabelo e Rafael Santiago

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Artigos relacionados

Unicef: 993 mil crianças e adolescentes estão fora da escola no país

Uma pesquisa inédita do Fundo das Nações Unidas para a Infância, divulgada...

Governo Lula garante que diálogo com EUA não tem viés ideológico

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) informou, por meio...

Pai de Juliana Marins denuncia furto de placa homenageando filha no RJ

O pai de Juliana Marins, Manoel Marins, utilizou as redes sociais para...

Ciclone atingirá as regiões Sul e Sudeste do país nesta semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que um ciclone extratopical de...