quinta-feira , 4 setembro 2025
Lar Política Condomínio onde Bolsonaro cumpre prisão no DF já soltou notas para regular uso de drones e negar expulsão de moradores
Política

Condomínio onde Bolsonaro cumpre prisão no DF já soltou notas para regular uso de drones e negar expulsão de moradores


Via do condomínio Solar de Brasília, no DF, em imagem de arquivo
Condomínio Solar de Brasília/Reprodução
Desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a cumprir prisão domiciliar em Brasília, no último dia 4, a administração do condomínio Solar de Brasília teve de emitir pelo menos duas notas “disciplinando” temas como o uso de drones e boatos sobre uma suposta expulsão de moradores.
Nesta terça-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes determinou que a polícia do DF monitore a prisão domiciliar de Bolsonaro em tempo real – o que deve alterar, mais uma vez, a rotina no condomínio.
O monitoramento caberá à Polícia Penal do DF, que poderá decidir por conta própria se usará agentes uniformizados e armados. A Polícia Federal ofereceu apoio, mas disse que, para garantir o monitoramento, teria que colocar agentes dentro da casa de Bolsonaro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O informativo sobre o uso de drones, publicado no dia 12 de agosto, destacou que o sobrevoo deve respeitar a vida particular dos moradores e que, se realizado sem consentimento, pode ser considerado invasão de privacidade.
“Constatado que um drone esteja causando incômodo ou preocupação ao sobrevoar áreas comuns ou frações ideais do Condomínio, a equipe de segurança envidará esforços para identificar o operador e registrar a ocorrência”, aponta a nota.
Moraes determina reforço policial no monitoramento a Bolsonaro
O outro aviso, para negar os rumores de uma eventual expulsão de moradores, foi publicado após mensagens do grupo do condomínio serem tornadas públicas no último dia 6.
De acordo com o informativo, para ser expulso do condomínio é preciso descumprir reiteradamente as normas condominiais “o que não se adequa e não se aplica a realidade dos fatos”.
“Quanto ao veiculado interesse de ‘expulsão’ de morador, trata-se de uma condição inexistente e atípica, pois não é de conhecimento e, tampouco, se apoia na legalidade”, aponta a nota.
Onde Bolsonaro está cumprindo prisão domiciliar?
A residência é alugada e fica no Condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico, local conhecido pelas casas de alto padrão. O local está a cerca de 20 minutos do Congresso Nacional, na região central de Brasília. Veja no mapa:
Veja onde fica condomínio de Bolsonaro.
Google Earth
Levantamento realizado pelo g1 em 2023 mostrou que o aluguel de uma mansão no Jardim Botânico pode chegar a R$ 90 mil.
O endereço é o mesmo onde a PF também fez buscas no dia 18 de julho – quando Bolsonaro passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Veja no vídeo:
Veja condomínio onde fica casa de Bolsonaro, alvo da operação da PF.
LEIA TAMBÉM:
MONITORAMENTO DE BOLSONARO: Moraes notifica governo do DF, e monitoramento em tempo integral de Bolsonaro deve começar já nesta terça
VÍDEO: veja como funcionava golpe contra idosos que movimentou mais de R$ 7 milhões
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Artigos relacionados

Motta diz que ainda não há definição sobre análise de anistia na Câmara: ‘Estamos ouvindo a todos’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, afirmou no início da...

Laurez Moreira assume governo do Tocantins e exonera secretários

O vice-governador do Tocantins, Laurez Rocha Moreira (PSD), assumiu, interinamente, o comando...

Anistia do Senado alivia pena de multidão no 8 de janeiro e endurece para os líderes

Oposição pressiona pra votação da anistia aos condenados pelo 08/01, inclusive Bolsonaro...

Tarcísio se reúne com Malafaia e Sóstenes em SP; governador deve investir em apoio do Podemos à anistia

Filiação de Tarcísio ao PL depende do plano para 2026, avaliam aliados...