Um homem condenado pelo crime de estupro de vulnerável foi preso dentro de uma unidade de saúde em São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, após ser reconhecido por câmeras nessa segunda-feira (1º/9).
Thiago Santos Viturino havia sido condenado a 12 anos de prisão em regime fechado pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Foro Regional de São Miguel Paulista, e estava foragido desde então.
Ele foi reconhecido pelas câmeras do Smart Sampa assim que entrou no Centro de Referência de Dor Crônica de São Miguel Paulista. Segundo a Prefeitura de São Paulo, o sistema de monitoramento enviou um alerta imediato à Guarda Civil Metropolitana (GCM), que enviou uma equipe ao local.
As imagens (veja acima) mostram o momento em que os agentes realizam a prisão do criminoso, cerca de 15 minutos após sua identificação. Ele foi encaminhado ao 63º Distrito Policial da Vila Jacuí.
Sistema Smart Sampa
O Smart Sampa é um programa de videomonitoramento da Prefeitura de São Paulo, considerada a principal bandeira na área da segurança da gestão Ricardo Nunes. Suas funcionalidades incluem o reconhecimento facial, detecção de invasões, vandalismo e emissão de alertas em tempo real, além da leitura de placas de veículos.
Segundo o munícipio, são mais de 32 mil câmeras ativas espalhadas pela cidade, das quais 20 mil são públicas e 12 mil são privadas. A gestão Nunes afirma que, desde sua implantação, o Smart Sampa contribuiu para a captura de mais de 1.700 foragidos da Justiça e mais de 3 mil prisões em flagrante.
Em agosto de 2025, a Prefeitura anunciou a instalação das câmeras de monitoramento em motos de agentes da GCM e da Polícia Militar (PM) na capital. O objetivo é reforçar o combate aos crimes de furto e roubo de veículos na cidade.