terça-feira , 2 setembro 2025
Lar Cidade Cirurgia é a forma mais efetiva de tratar sinusite crônica, diz estudo
Cidade

Cirurgia é a forma mais efetiva de tratar sinusite crônica, diz estudo

Estima-se que a sinusite afete cerca de um em cada dez adultos em todo o mundo de forma crônica. Para quem convive com a doença, sintomas como nariz congestionado, dor facial e perda do olfato são constantes, especialmente no período de mudança das estações. Um novo estudo, porém, mostrou um método que é capaz de resolver o cenário: a cirurgia.

Segundo um ensaio clínico realizado por cientistas da University College London, na Inglaterra, a cirurgia é a forma mais eficaz de tratar a sinusite crônica. Para fazer esta avaliação, os pesquisadores a compararam com o uso de antibióticos de longo prazo, um tratamento comum recomendado para quem tem sinusite, e placebo. A cirurgia foi a única que causou expressiva sensação de melhora.

A sinusite crônica é aquela que persiste por 12 semanas ou mais e pode se repetir várias vezes ao ano, sendo geralmente associada a alergias ou alterações anatômicas. “A sinusite crônica causa inflamação e inchaço nos espaços dentro do nariz e da cabeça, chamados seios da face. Essa condição comum impede a drenagem do muco. Ela é a principal causa subjacente da perda do olfato na população em geral”, explica o médico Carl Philpott, um dos principais atores do estudo.

Como foi feita a pesquisa?

O estudo, publicado na revista The Lancet em 30 de agosto, foi realizado por seis meses reuniu 514 participantes. A maioria deles (410) tinha pólipos nasais, um crescimento de tecidos inflamados na superfície nasal. Eles foram divididos em três grupos de igual tamanho.

Todos os participantes receberam esteroides nasais e lavagens com solução salina como tratamento padrão, além de uma opção de tratamento randomizada: cirurgia sinusal, antibióticos ou comprimidos de placebo.

Após a intervenção, 87% dos pacientes operados relataram melhora na qualidade de vida. Os pesquisadores observaram redução expressiva nos sintomas, incluindo respiração mais fácil e retorno parcial do olfato.

Já o uso prolongado de antibióticos não mostrou benefício. Não houve diferença estatística entre pacientes medicados com claritromicina e aqueles que tomaram placebo. Os resultados reforçam a recomendação contra o uso rotineiro do antibiótico nesse cenário.

O estudo também apontou baixo risco de eventos adversos graves nos três grupos, reforçando a segurança do procedimento cirúrgico. Nenhum caso fatal foi registrado.

A sinusite é uma inflamação dos seios da face que causa dor e dificuldades de respirar

Cirurgia pode se tornar tratamento padrão para a sinusite

Agora, os pesquisadores investigam a relação custo-eficácia da cirurgia e acompanham pacientes por períodos mais longos para avaliar a duração dos efeitos positivos. Os médicos lembram que é preciso buscar tratamento para sinusites graves e não apenas conviver com a doença como fazem muitos.

“A sinusite pode levar a complicações graves caso não seja tratada. A doença ocorre quando os seios da face ficam inflamados ou cheios de muco, geralmente por infecções virais, bacterianas ou alergias. Fatores como desvio de septo, baixa imunidade e mudanças bruscas de temperatura também contribuem”, afirma a médica Camila Marinho, especialista em rinologia do Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), que não participou da pesquisa.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Artigos relacionados

Rafa Brites faz alerta após ser perseguida por homem em hotel

Rafa Brites compartilhou nas redes sociais recentemente um episódio de medo que...

Vídeo: confira os primeiros minutos do treino da Seleção desta terça

Na tarde desta terça-feira (2/9), a Seleção Brasileira realizou o segundo treino...

Gracyanne Barbosa choca ao revelar peso perdido em menos de 1 mês

Gracyanne Barbosa compartilhou, nesta terça-feira (2/9), os resultados da rotina focada em...

“Não negociamos com terroristas”, diz aliado de Trump sobre Moraes

O conselheiro de Donald Trump, Jason Miller, mandou um recado ao ministro...